Copa do Mundo 2022: Mbappé iguala marca em finais de Pelé e outros dois jogadores
Mesmo com o hat-trick do atacante da França, Mbappé acabou amargando a derrota nos pênaltis para a Argentina
Quando tudo parecia se resolver a favor da Argentina no tempo normal, Kylian Mbappé recolocou a França na final da Copa do Mundo 2022. Assim, foram dois gols relâmpagos aos 34 e 36 minutos do segundo tempo. Um de pênalti e outro num belo arremate de primeira.
Logo após sair atrás no tempo extra, uma nova penalidade máxima na prorrogação definiria o hat-trick do francês na decisão da Copa do Mundo 2022, desempatando na artilharia do Mundial com Messi, chegando aos oito gols no torneio, contra sete do argentino. Ainda assim, a França foi superada pela Argentina nos pênaltis por 4 a 2, depois do eletrizante empate em 3 a 3, com os hermanos conquistando o tricampeonato mundial.
Dessa forma, Mbappé atingiu uma marca que apenas Pelé, Paul Breitner e Zinedine Zidane possuíam. Assim, o atacante do PSG se torna o quarto atleta a marcar gols em duas finais de Copa do Mundo. Afinal, o francês havia feito um dos quatro sobre a Croácia na decisão da Rússia em 2018, na vitoria por 4 a 2.
Mbappé igualou número de gols de Pelé
Anteriormente, Pelé balançou as redes nas decisões de 1958 e 1970, contra Suécia e Itália respectivamente. Depois, Paul Breitner faria o gol de empate de pênalti contra a Holanda na decisão ganha pela Alemanha por 2 a 1 em 1974. Oito anos depois, marcaria o de honra na derrota alemã para a Itália por 3 a 1 em 1982. Por fim, Zidane fez dois de cabeça contra o Brasil em 1998 e um de pênalti diante da Itália, na final perdida em 2006 marcada pela cabeçada em Materazzi.
Mbappé igualou os oito gols que Ronaldo marcou em 2002, chegando em apenas duas edições à mesma marca de Pelé: 12 gols em Copas do Mundo. Já Messi foi campeão do mundo encerrando sua trajetória em Mundiais com 13 tentos, se tornando recordista em partidas na Copa com 26 jogos, superando os 25 de Lotthar Matthaus.