A Copa do Mundo 2022 acabou para a seleção brasileira nesta sexta-feira (09). Com a derrota nos pênaltis para a Croácia, a equipe comandada pelo treinador Tite se despediu da competição nas quartas de final.
Na manhã deste domingo (11), toda a comissão técnica e jogadores como Ederson, Everton Ribeiro, Danilo, Raphinha, Rodrygo e Weverton desembarcaram no Rio de Janeiro. Os demais desceram em Londres. Neymar, por sua vez, segue no Catar. O camisa 10 do PSG possui alguns companheiros de time que ainda estão na disputa pela Taça do Mundo, como o argentino Lionel Messi, o francês Kylian Mbappé e o marroquino Achraf Hakimi.
Os relatos da imprensa esportiva dão conta de que o clima era de muita tristeza. Tite, visivelmente abalado, apenas disse um “muito obrigado” aos torcedores que o aplaudiram na saída do aeroporto. O único atleta que parou para conversar com a mídia foi Everton Ribeiro.
O meia do Flamengo admitiu que todo o grupo está bem frustrado com a eliminação. Ainda, disse que a seleção brasileira “estava confiante de chegar à final” e reconheceu o apoio da torcida. “Temos que agradecer a torcida que nos ajudou, a gente conseguia sentir essa energia. Isso nos deixou muito orgulhosos”, finalizou.
Desde o pentacampeonato em 2002, a Canarinho foi eliminada por europeus e, quase sempre, nas quartas de final. A única exceção foi o 7×1 sofrido no Mineirão há oito anos: França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014), Bélgica (2018) e por fim Croácia.
No Catar, Argentina e Croácia, além de França e Marrocos, ainda seguem vivas na disputa pelo título. Os duelos serão nesta terça (13) e quarta-feira (14), às 16h, e a grande final será no próximo domingo (18), às 12h.
Como Tite já confirmou que não será mais o comandante da Canarinho, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) precisa agora encontrar um novo técnico. Em março, a Amarelinha terá os primeiros compromissos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.