O Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai dar uma mão ao Flamengo na logística para a disputa do Mundial de Clubes de 2022 e decidiu que a Supercopa do Brasil será disputada no mesmo local da competição internacional.
Segundo revela o colunista Gilmar Ferreira, do Extra, o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues definiu que a Supercopa entre Palmeiras, campeão brasileiro, e Flamengo, campeão da Copa do Brasil, será disputada uma semana antes da competição da Fifa e no mesmo país em que ela for realizada.
“Há na tomada de decisão da CBF um meio de viabilizar a preparação dos rubro-negros para o Mundial de Clubes. A final da Supercopa no mesmo país já serviria como um período de adaptação”, escreveu o jornalista.
Resta saber agora qual será a sede do Mundial de Clubes.
Ainda existe uma indefinição, mas Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, é a favorita para receber a disputa da competição continental entre os dias 1 e 11 de fevereiro de 2023.
Existe ainda uma pequena possibilidade do Mundial ter como sede os Estados Unidos.
Recentemente, o presidente da CBF já havia revelado que tinha ofertas para levar a disputa da Supercopa do Brasil para o exterior, o que aumentaria as receitas e possibilitaria um aumento de premiação da competição.
Os dirigentes do Flamengo trabalham com as datas de 28 de janeiro para a disputa da Supercopa e 5 e 11 de fevereiro para os jogos do Mundial.
Flamengo no Mundial deve causar mudança também na Recopa
Como é grande a chance do Mundial de Clubes ser confirmado entre os dias 1 e 11 de fevereiro, a Conmebol terá que mudar as datas da disputa da Recopa Sul-Americana entre Flamengo e Independiente del Valle, do Equador.
Inicialmente, as datas escolhidas pela Conembol seriam 8 de fevereiro, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, e o de volta na semana seguinte, dia 15, no Maracanã.
Mas com o Mundial sendo disputado no mesmo período, a Recopa teria que ser jogada posteriormente passando de 8 e 15 para 15 e 22.