Home Futebol Campeonato Pernambucano: veja todos os times que vão disputar a competição em 2023

Campeonato Pernambucano: veja todos os times que vão disputar a competição em 2023

Estadual teve data de abertura mantida, contudo, um time folgará por rodada após resolução de imbróglio nos tribunais

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Depois de algumas semanas de incerteza, o Campeonato Pernambucano 2023 teve a sua fórmula de disputa definida na última quarta-feira (28), após reunião na sede da Federação Pernambucana de Futebol. Em função do imbróglio envolvendo Petrolina e Belo Jardim, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a FPF promoverá um certame com 13 participantes no próximo ano, com a dupla sendo incluída.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diante do impasse vivido justamente por conta da briga judicial entre os dois clubes, havia o risco do início do Pernambucano ser adiado. Entretanto, de forma unânime os outros times participantes votaram positivamente para a inclusão de Belo Jardim e Petrolina. O Calango foi o vice-campeão da A2, mas tinha perdido a vaga, em função de uma vitória do Petrolina no STJD, reavendo assim a sua vaga na elite do estado de 2023.

“Hoje à tarde, conforme a justiça determinou, a Federação vai reunir todo o conselho técnico e comunicar aos clubes a situação jurídica dos processos. Nós temos uma decisão do STJD que retornou os pontos ao Petrolina. O Belo Jardim recorreu dessa decisão”, disse o presidente da FPF, Evandro Carvalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TIMES PARTICIPANTES DO PERNAMBUCANO 2023:

Afogados; Belo Jardim; Caruaru City; Central; Íbis; Maguary; Náutico; Petrolina; Porto; Retrô; Salgueiro; Santa Cruz e Sport.

FÓRMULA IDÊNTICA

Apesar do aumento de 12 para 13 participantes, o estadual de 2023 continuará com o mesmo formato previsto em Conselho Arbitral anterior. Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, com os dois primeiros colocados se classificando diretamente para a fase de semifinal. Do terceiro ao sexto serão formados os jogos de quartas de final (3º x 6º; 4º x 5º) em jogo único.

Em termos de rebaixamento, a ampliação de times mexe diretamente com este quesito. Ao invés de quatro times despromovidos, as cinco piores campanhas serão rebaixadas para a Série A2 2024. A bola começa rolar a partir do dia 7 de janeiro, com um time folgando por rodada.

PUBLICIDADE

Better Collective