Nesta sexta (02), Camarões e Brasil entraram em campo pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo 2022. Já classificada, a seleção brasileira foi com o time totalmente reserva contra os camaroneses que, por precisarem da vitória para tentar a classificação, foram disciplinados defensivamente e venceram no final por 1 a 0.
Este foi o terceiro duelo entre Brasil e Camarões por Copas do Mundo. Nos anteriores, em 1994 e 2014, o Brasil saiu vitorioso por três gols de diferença, vencendo por 3 a 0 e 4 a 1, respectivamente.
Brasil é melhor, mas para na defesa de Camarões
O jogo começou muito pegado e faltoso, com Brasil e Camarões fazendo faltas e Nouhou Tolo e Militão levando cartões amarelos antes mesmo dos 7′. A primeira finalização saiu apenas aos 14′, com um cabeceio de Gabriel Martinelli. A bola foi em direção ao gol e apenas não entrou porque o goleiro Epassy fez boa defesa.
O time brasileiro seguia melhor e tinha 61% da posse de bola, mas não conseguia acertar o alvo por encontrar grande resistência por parte da defesa camaronesa, que chegou a subir para o ataque, mas não finalizou porque Ederson interceptou o cruzamento.
O jogo seguiu com o Brasil sendo superior, mas sem conseguir finalizar. O time teve uma boa chance ao final do primeiro tempo, após Rodrygo finalizar depois de cobrança de escanteio. Na sequência, Camarões teve uma boa chance, mas Ederson defendeu e manteve o Brasil sem tomar gols na Copa do Mundo.
O Brasil teve 58% de posse de bola durante o primeiro tempo e finalizou 10 vezes (três no gol). Já Camarões reteve a bola por 29% do tempo e chutou uma vez. Defensivamente, a seleção camaronesa teve uma boa atuação, com 16 bolas afastadas, sete interceptações e seis divididas ganhas.
Brasil tem mais posse, mas não aproveita chances criadas
Camarões começou o segundo tempo ligeiramente superior e cercando mais a grande área brasileira. Aos 51′, a seleção africana já havia chegado em duas ocasiões com perigo, sendo a segunda após boa finalização de Aboubakar, que já havia marcado um belo gol de cobertura contra a Sérvia. Neste momento, os camaroneses estavam sendo eliminados da Copa do Mundo, pois Suíça estava vencendo a Sérvia por 3 a 2.
Aos 55′ veio a melhor chance do Brasil no segundo tempo, após boa finalização de Martinelli, que bateu colocado pela esquerda e obrigou Epassy a mandar a bola para escanteio. Na sequência, quase que o time brasileiro abre o placar após falha de Epassy, mas o goleiro se recompôs e conseguiu jogar a bola pela linha de fundo.
A seleção brasileira continuava criando chances de finalização, cercando a grande área camaronesa em busca de uma abertura para chutar. Aos 70′, a posse de bola estava dividida entre 54% para o Brasil e 30% para Camarões, a bola em disputa por 16% do tempo.
Aos 79′, a seleção camaronesa passou a exercer um raro momento de pressão e chegou a ganhar uma chance de escanteio após Ederson espalmar a bola pela linha de fundo depois de finalização. No contra-ataque, o Brasil teria uma chance em cobrança de falta, mas Daniel Alves optou pelo cruzamento, que foi desperdiçado.
O Brasil era melhor e continuava com posse de bola maior, mas pecava na finalização ou nos últimos passes. A seleção camaronesa seguia muito disciplinada taticamente na defesa e tentava sair no contra-ataque. Aos 92 os camaroneses enfim foram bem sucedidos e conseguiram abrir o placar após subida em velocidade que foi finalizada com Aboubakar de cabeça. 1 a 0. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e recebeu o segundo amarelo, se tornando o segundo jogador expulso deste Mundial.
A seleção brasileira tentou pressionar os camaroneses em busca de um empate no finalzinho e quase conseguiu com Antony, mas o atacante chutou para fora e desperdiçou. O jogo acabou com o placar de 1 a 0, e com a derrota para Camarões, o Brasil deixou de ser o único time 100% na Copa do Mundo.
Com os resultados, o Brasil pega a Coreia do Sul nas oitavas de final e a Suíça, classificada por vencer a Sérvia por 3 a 2, joga contra Portugal.
Ficha técnica
Camarões x Brasil
Data: 02/12/2022, 16:00
Estádio: Lusail
Gols: 92′ Aboubakar (CAM)
Substituições – CAM: 62′ Toko Ekambi (Mbeumo), 68′ Ntcham (Epassy), 86′ Mbekeli (Ngamaleu)
Substituições – BRA: 54′ Marquinhos, Bruno Guimarães, Everton Ribeiro (Alex Teles, Fred, Rodrygo), 62′ Pedro (Gabriel Jesus), 79′ Raphinha (Antony)
Camarões (4-2-3-1): Epassy – Tolo, Ebosse, Wooh, Fai – Anguissa, Kunde – Ngamaleu, Choupo-Moting, Mbeumo – Aboubakar (c)
Técnico: Rigobert Song
Brasil (4-2-3-1): Ederson – Dani Alves (c), Militão, Bremer, Alex Telles – Fabinho, Fred – Antony, Rodrygo, Martinelli – Gabriel Jesus
Técnico: Tite