PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Brasil é melhor, mas sofre gol no fim e perde de Camarões na Copa do Mundo 2022

Brasil é melhor, mas sofre gol no fim e perde de Camarões na Copa do Mundo 2022

Apesar do resultado, seleção brasileira se classificou no topo do Grupo G. Suíça passou em segundo.

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Nesta sexta (02), Camarões e Brasil entraram em campo pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo 2022. Já classificada, a seleção brasileira foi com o time totalmente reserva contra os camaroneses que, por precisarem da vitória para tentar a classificação, foram disciplinados defensivamente e venceram no final por 1 a 0.

Este foi o terceiro duelo entre Brasil e Camarões por Copas do Mundo. Nos anteriores, em 1994 e 2014, o Brasil saiu vitorioso por três gols de diferença, vencendo por 3 a 0 e 4 a 1, respectivamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil é melhor, mas para na defesa de Camarões

O jogo começou muito pegado e faltoso, com Brasil e Camarões fazendo faltas e Nouhou Tolo e Militão levando cartões amarelos antes mesmo dos 7′. A primeira finalização saiu apenas aos 14′, com um cabeceio de Gabriel Martinelli. A bola foi em direção ao gol e apenas não entrou porque o goleiro Epassy fez boa defesa.

O time brasileiro seguia melhor e tinha 61% da posse de bola, mas não conseguia acertar o alvo por encontrar grande resistência por parte da defesa camaronesa, que chegou a subir para o ataque, mas não finalizou porque Ederson interceptou o cruzamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ederson intercepta cruzamento (Divulgação FIFA)

O jogo seguiu com o Brasil sendo superior, mas sem conseguir finalizar. O time teve uma boa chance ao final do primeiro tempo, após Rodrygo finalizar depois de cobrança de escanteio. Na sequência, Camarões teve uma boa chance, mas Ederson defendeu e manteve o Brasil sem tomar gols na Copa do Mundo.

O Brasil teve 58% de posse de bola durante o primeiro tempo e finalizou 10 vezes (três no gol). Já Camarões reteve a bola por 29% do tempo e chutou uma vez. Defensivamente, a seleção camaronesa teve uma boa atuação, com 16 bolas afastadas, sete interceptações e seis divididas ganhas.

Brasil tem mais posse, mas não aproveita chances criadas

Camarões começou o segundo tempo ligeiramente superior e cercando mais a grande área brasileira. Aos 51′, a seleção africana já havia chegado em duas ocasiões com perigo, sendo a segunda após boa finalização de Aboubakar, que já havia marcado um belo gol de cobertura contra a Sérvia. Neste momento, os camaroneses estavam sendo eliminados da Copa do Mundo, pois Suíça estava vencendo a Sérvia por 3 a 2.

PUBLICIDADE
Gabriel Martinelli - Brasil x Camarões Copa do Mundo 2022
Gabriel Martinelli fez ótima partida pelo Brasil (Divulgação FIFA)

Aos 55′ veio a melhor chance do Brasil no segundo tempo, após boa finalização de Martinelli, que bateu colocado pela esquerda e obrigou Epassy a mandar a bola para escanteio. Na sequência, quase que o time brasileiro abre o placar após falha de Epassy, mas o goleiro se recompôs e conseguiu jogar a bola pela linha de fundo.

PUBLICIDADE

A seleção brasileira continuava criando chances de finalização, cercando a grande área camaronesa em busca de uma abertura para chutar. Aos 70′, a posse de bola estava dividida entre 54% para o Brasil e 30% para Camarões, a bola em disputa por 16% do tempo.

Aos 79′, a seleção camaronesa passou a exercer um raro momento de pressão e chegou a ganhar uma chance de escanteio após Ederson espalmar a bola pela linha de fundo depois de finalização. No contra-ataque, o Brasil teria uma chance em cobrança de falta, mas Daniel Alves optou pelo cruzamento, que foi desperdiçado.

O Brasil era melhor e continuava com posse de bola maior, mas pecava na finalização ou nos últimos passes. A seleção camaronesa seguia muito disciplinada taticamente na defesa e tentava sair no contra-ataque. Aos 92 os camaroneses enfim foram bem sucedidos e conseguiram abrir o placar após subida em velocidade que foi finalizada com Aboubakar de cabeça. 1 a 0. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e recebeu o segundo amarelo, se tornando o segundo jogador expulso deste Mundial.

A seleção brasileira tentou pressionar os camaroneses em busca de um empate no finalzinho e quase conseguiu com Antony, mas o atacante chutou para fora e desperdiçou. O jogo acabou com o placar de 1 a 0, e com a derrota para Camarões, o Brasil deixou de ser o único time 100% na Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Com os resultados, o Brasil pega a Coreia do Sul nas oitavas de final e a Suíça, classificada por vencer a Sérvia por 3 a 2, joga contra Portugal.

Ficha técnica

Camarões x Brasil

Data: 02/12/2022, 16:00

Estádio: Lusail

PUBLICIDADE

Gols: 92′ Aboubakar (CAM)

Substituições – CAM: 62′ Toko Ekambi (Mbeumo), 68′ Ntcham (Epassy), 86′ Mbekeli (Ngamaleu)

Substituições – BRA: 54′ Marquinhos, Bruno Guimarães, Everton Ribeiro (Alex Teles, Fred, Rodrygo), 62′ Pedro (Gabriel Jesus), 79′ Raphinha (Antony)

Camarões (4-2-3-1): Epassy – Tolo, Ebosse, Wooh, Fai – Anguissa, Kunde – Ngamaleu, Choupo-Moting, Mbeumo – Aboubakar (c)

PUBLICIDADE

Técnico: Rigobert Song

Brasil (4-2-3-1): Ederson – Dani Alves (c), Militão, Bremer, Alex Telles – Fabinho, Fred – Antony, Rodrygo, Martinelli – Gabriel Jesus

Técnico: Tite

Better Collective