O volante João Cruz assinou nesta terça-feira (13) o seu primeiro contrato profissional com o Athletico Paranaense. O jogador da equipe sub-17 do Furacão assinou um acordo válido até dezembro de 2025.
O Torcedores.com apurou que João Cruz tinha contrato de formação com o Athletico Paranaense até dezembro de 2024. Porém, como a partir dos 16 anos é possível já firmar um vínculo como jogador profissional, o clube decidiu valorizá-lo.
João Cruz começou sua trajetória nas escolinhas do Rubro-negro em 2018, ainda com 10 anos de idade, quando foi integrado a categoria sub-11. Antes de ir para o campo, ele também atuou no futsal do Furacão.
A temporada de João Cruz (Fonte: oGol)
- Jogos: 30
- Titular: 11
- Reserva utilizado: 19
- Gols marcados: 8
- Assistências: 0
- Minutos em campo: 1208
Na atual temporada, por exemplo, o meio-campista marcou oito gols, sendo quatro pelo Campeonato Paranaense e quatro no Campeonato Brasileiro. Com o bom desempenho, ele passou a ser mais bem avaliado no mercado da bola.
Desde que se destacou com a camisa rubro-negra no Estadual, João Cruz entrou no radar de clubes europeus como Benfica, Barcelona, Chelsea, Milan, Manchester City e Red Bull Leipzig. Os interessados chegaram a enviar scouts para analisar o desempenho do atleta de perto.
Ainda segundo apurou a reportagem, o presidente do Athletico Paranaense, Mário Celso Petraglia, trata o assunto como “especulação de mercado”. Apesar disso, ele agiu rapidamente para blindar um dos maiores ativos do clube na atualidade.
Participações em competições nesta temporada (Fonte: oGol)
- Campeonato Paranaense: 15
- Campeonato Brasileiro Sub-17: 12
- Copa do Brasil Sub-17: 3
Além de uma valorização salarial dentro do patamar de sua categoria, João Cruz viu o dirigente rubro-negro também aumentar a sua multa rescisória. Agora, a quebra de contrato foi fixada em 50 milhões de euros (R$ 223,9 milhões, pela cotação atual).
De acordo com funcionários das divisões de base do Athletico Paranaense, João Cruz é o “novo” Fernandinho. Ele se destaca pela forte marcação, visão de jogo, passes precisos, participação ofensiva e boa finalização nos chutes de média à longa distância.
O técnico Paulo Turra está acompanhando o desenvolvimento da joia e faz planos para aproveitá-lo no elenco. Ele tem a aprovação do diretor técnico Luiz Felipe Scolari para utilizar o atleta nos jogos do Campeonato Paranaense de 2023.