Home Futebol Arrascaeta faz dois e Uruguai vence Gana, mas não se classifica na Copa do Mundo 2022

Arrascaeta faz dois e Uruguai vence Gana, mas não se classifica na Copa do Mundo 2022

Vitória da Coreia do Sul sobre Portugal na outra partida eliminou os uruguaios nos critérios de desempate

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Nesta sexta-feira (02), Gana e Uruguai entraram em campo para disputar a segunda vaga do Grupo H para as oitavas de final. Por conta de 2010, os africanos entraram em campo com sentimento de vingança e queriam a todo custo eliminar os uruguaios, mas não contavam com a tarde inspirada de Arrascaeta, que marcou os gols da vitória uruguaia por 2 a 0.

A situação era mais confortável para os Estrelas Negras, que tinha a vantagem na tabela (3 pontos) e até poderia empatar caso a Coreia do Sul fosse derrotada por Portugal na outra partida. Já os uruguaios estavam na última colocação, com apenas um ponto e dois gols negativos de saldo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gana e Uruguai haviam se enfrentado apenas uma outra vez na história, na histórica e épica partida de quartas de final da Copa do Mundo de 2010, onde Suarez espalmou a bola no último lance da prorrogação. Na cobrança, Asamoah Gyan acertou o travessão e os uruguaios saíram vitoriosos nos pênaltis.

Arrascaeta marca após ironia do destino

O jogo começou tenso, equilibrado e sem chances claras para nenhum dos lados. Aos 17′, na primeira subida mais incisiva para o ataque, o goleiro Sergio Rochet cometeu pênalti em Andre Ayew. Após muita discussão por parte dos uruguaios e revisão do VAR, a falta foi dada e o mesmo Ayew se apresentou para cobrar. Mas para a ironia do destino, assim como Gyan fez em 2010, Ayew cobrou mal e Rochet defendeu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na sequência do jogo, quem quase marcou foi o Uruguai, quando Darwin Nuñez encobriu o goleiro de Gana. A bola apenas não entrou porque Salisu afastou de cima da linha. Pouco tempo depois, no entanto, a seleção uruguaia enfim marcaria seu primeiro da Copa e abriria o placar. Aos 26′, os uruguaios recuperaram a posse de bola no meio de campo e lançaram Suarez no ataque. O camisa nove contou com falha da zaga e finalizou, mas Zigi defendeu. No rebote, Arrascaeta marcou e fez 1 a 0.

Giorgian de Arrascaeta - Gana x Uruguai - Copa do Mundo 2022
Arrascaeta abre o placar (divulgação AUF)

Logo em seguida, aos 32′, Arrascaeta apareceu de novo para fazer um golaço do voleio e ampliar a vantagem uruguaia. Após boa jogada iniciada pela direita, Suarez levanta pelo meio e Arrasca finaliza de primeira pra fazer 2 a 0. No momento, Coreia do Sul e Portugal iam empatando em 1 a 1 e a seleção Celeste ia se classificando.

A seleção ganesa sentiu o golpe dos dois gols em sequência e não conseguiu se recompor, dando ao Uruguai mais espaços e permitindo que os celestes chegassem com maior volume no ataque. Ao final do primeiro tempo, a posse de bola havia sido de 44% para os uruguaios, 37% para Gana e ficado 19% em disputa. Nas finalizações, vantagem uruguaia: cinco, sendo três no alvo, contra três, sendo duas no alvo. No quesito precisão, as duas ficaram abaixo da média: Uruguai acertou apenas 79% de seus passes e Gana, 74%.

PUBLICIDADE

Uruguai vence, mas fica pelo caminho

A seleção de Gana voltou para o segundo tempo com mais vontade, precisando pelo menos empatar para tentar se classificar. No entanto, a vontade esbarrou nos erros de passes e, por isso os africanos não chegavam na grande área com perigo.

PUBLICIDADE

A temperatura do jogo começou a aumentar, com os jogadores de Gana fazendo mais faltas e Suarez esbanjando sua intensidade ao se dirigir ao árbitro Daniel Siebert em busca de um cartão amarelo para seus oponentes. Aos 58′, o Uruguai quase teve um pênalti marcado a seu favor após jogada faltosa de Amartey em Darwin Nuñez, mas mesmo após chegar o VAR, a arbitragem concluiu que o contato não foi faltoso.

Luís Suarez (Divulgação AUF)

Mesmo sem conseguir finalizar, Gana seguia com mais posse de bola durante o segundo tempo e obrigava o Uruguai a se postar com duas linhas de quatro jogadores para se defender. Os passes distribuídos durante pelos africanos durante o segundo tempo também passaram a ser mais precisos (86%), mas a jogada final para o chute ao gol não encaixava.

A melhor chance de Gana depois do pênalti desperdiçado veio aos 79′, quando Semenyo recebeu no setor esquerdo da grande área do Uruguai e bateu cruzado. A bola passou próxima à trave direita do gol de Rochet, mas saiu pela linha de fundo.

A seleção uruguaia levava o jogo com calma, já contando com a vitória e com a classificação, mas aos 94′ da partida entre Coreia do Sul e Portugal, Hwang virou o jogo para os coreanos, fazendo 2 a 1 e classificando a seleção asiática no critério de gols marcados, para o desespero de Suarez.

PUBLICIDADE

A única chance do Uruguai se classificar para a próxima fase seria ampliar a sua vantagem de gols, o que os colocaria à frente da Coreia nos critérios de desempate – neste caso, os gols à favor, uma vez que os saldos de gol entre coreanos e uruguaios eram os mesmos.

A seleção uruguaia foi enérgica e lutou até o fim, criando chances para fazer 3 a 0 até o último lance. Aos 99′, o árbitro assinalou uma falta que poderia levar perigo, mas De La Cruz cobrou nos braços de Zigi e falhou ao ampliar a vantagem uruguaia.

A partida terminou encerrada por 2 a 0 e tanto uruguaios como ganeses, eliminados.

PUBLICIDADE

Curiosidades

  • Arrascaeta se tornou o primeiro jogador do Flamengo a marcar em uma Copa do Mundo desde Zico em 1982;
  • Luís Suarez levou apenas dois cartões em Copas do Mundo: os dois contra Gana, em 2010 e 2022;

Ficha técnica

Gana x Uruguai

Data: 02/12/2022, 12:00

Estádio: Al Janoub

Gols: 26′ Arrascaeta (URU), 32′ Arrascaeta (URU)

PUBLICIDADE

Substituições – GAN: 46′ Bukari e Sulemana (A. Ayew e J. Ayew); 72′ Semenyo, Kyereh (Williams, Samed), 98′ Issahaku (Kudus)

Substituições – URU: 34′ Vecino (Bentancur), 66′ Cavani e De La Cruz (Suarez, Pellistri), 80′ Gómez, Canobbio (Nuñes e Arrascaeta)

Gana (4-2-3-1): Ati – Baba Rahman, Salisu, Amartey, Seidu – Samed, Partey – J. Ayew, A. Ayew (c), Kudus – Iñaki Williams

Técnico: Otto Addo

PUBLICIDADE

Uruguai (4-4-2): Rochet – Giménez, Oliveira, Coates, Varela – Valverde, Arrascaeta, Bentancur, Pellistri – Núñez, Suarez

Técnico: Diego Alonso

Better Collective