Nesta sexta-feira (02), Gana e Uruguai entraram em campo para disputar a segunda vaga do Grupo H para as oitavas de final. Por conta de 2010, os africanos entraram em campo com sentimento de vingança e queriam a todo custo eliminar os uruguaios, mas não contavam com a tarde inspirada de Arrascaeta, que marcou os gols da vitória uruguaia por 2 a 0.
A situação era mais confortável para os Estrelas Negras, que tinha a vantagem na tabela (3 pontos) e até poderia empatar caso a Coreia do Sul fosse derrotada por Portugal na outra partida. Já os uruguaios estavam na última colocação, com apenas um ponto e dois gols negativos de saldo.
Gana e Uruguai haviam se enfrentado apenas uma outra vez na história, na histórica e épica partida de quartas de final da Copa do Mundo de 2010, onde Suarez espalmou a bola no último lance da prorrogação. Na cobrança, Asamoah Gyan acertou o travessão e os uruguaios saíram vitoriosos nos pênaltis.
Arrascaeta marca após ironia do destino
O jogo começou tenso, equilibrado e sem chances claras para nenhum dos lados. Aos 17′, na primeira subida mais incisiva para o ataque, o goleiro Sergio Rochet cometeu pênalti em Andre Ayew. Após muita discussão por parte dos uruguaios e revisão do VAR, a falta foi dada e o mesmo Ayew se apresentou para cobrar. Mas para a ironia do destino, assim como Gyan fez em 2010, Ayew cobrou mal e Rochet defendeu.
Na sequência do jogo, quem quase marcou foi o Uruguai, quando Darwin Nuñez encobriu o goleiro de Gana. A bola apenas não entrou porque Salisu afastou de cima da linha. Pouco tempo depois, no entanto, a seleção uruguaia enfim marcaria seu primeiro da Copa e abriria o placar. Aos 26′, os uruguaios recuperaram a posse de bola no meio de campo e lançaram Suarez no ataque. O camisa nove contou com falha da zaga e finalizou, mas Zigi defendeu. No rebote, Arrascaeta marcou e fez 1 a 0.
Logo em seguida, aos 32′, Arrascaeta apareceu de novo para fazer um golaço do voleio e ampliar a vantagem uruguaia. Após boa jogada iniciada pela direita, Suarez levanta pelo meio e Arrasca finaliza de primeira pra fazer 2 a 0. No momento, Coreia do Sul e Portugal iam empatando em 1 a 1 e a seleção Celeste ia se classificando.
A seleção ganesa sentiu o golpe dos dois gols em sequência e não conseguiu se recompor, dando ao Uruguai mais espaços e permitindo que os celestes chegassem com maior volume no ataque. Ao final do primeiro tempo, a posse de bola havia sido de 44% para os uruguaios, 37% para Gana e ficado 19% em disputa. Nas finalizações, vantagem uruguaia: cinco, sendo três no alvo, contra três, sendo duas no alvo. No quesito precisão, as duas ficaram abaixo da média: Uruguai acertou apenas 79% de seus passes e Gana, 74%.
Uruguai vence, mas fica pelo caminho
A seleção de Gana voltou para o segundo tempo com mais vontade, precisando pelo menos empatar para tentar se classificar. No entanto, a vontade esbarrou nos erros de passes e, por isso os africanos não chegavam na grande área com perigo.
A temperatura do jogo começou a aumentar, com os jogadores de Gana fazendo mais faltas e Suarez esbanjando sua intensidade ao se dirigir ao árbitro Daniel Siebert em busca de um cartão amarelo para seus oponentes. Aos 58′, o Uruguai quase teve um pênalti marcado a seu favor após jogada faltosa de Amartey em Darwin Nuñez, mas mesmo após chegar o VAR, a arbitragem concluiu que o contato não foi faltoso.
Mesmo sem conseguir finalizar, Gana seguia com mais posse de bola durante o segundo tempo e obrigava o Uruguai a se postar com duas linhas de quatro jogadores para se defender. Os passes distribuídos durante pelos africanos durante o segundo tempo também passaram a ser mais precisos (86%), mas a jogada final para o chute ao gol não encaixava.
A melhor chance de Gana depois do pênalti desperdiçado veio aos 79′, quando Semenyo recebeu no setor esquerdo da grande área do Uruguai e bateu cruzado. A bola passou próxima à trave direita do gol de Rochet, mas saiu pela linha de fundo.
A seleção uruguaia levava o jogo com calma, já contando com a vitória e com a classificação, mas aos 94′ da partida entre Coreia do Sul e Portugal, Hwang virou o jogo para os coreanos, fazendo 2 a 1 e classificando a seleção asiática no critério de gols marcados, para o desespero de Suarez.
A única chance do Uruguai se classificar para a próxima fase seria ampliar a sua vantagem de gols, o que os colocaria à frente da Coreia nos critérios de desempate – neste caso, os gols à favor, uma vez que os saldos de gol entre coreanos e uruguaios eram os mesmos.
A seleção uruguaia foi enérgica e lutou até o fim, criando chances para fazer 3 a 0 até o último lance. Aos 99′, o árbitro assinalou uma falta que poderia levar perigo, mas De La Cruz cobrou nos braços de Zigi e falhou ao ampliar a vantagem uruguaia.
A partida terminou encerrada por 2 a 0 e tanto uruguaios como ganeses, eliminados.
Curiosidades
- Arrascaeta se tornou o primeiro jogador do Flamengo a marcar em uma Copa do Mundo desde Zico em 1982;
- Luís Suarez levou apenas dois cartões em Copas do Mundo: os dois contra Gana, em 2010 e 2022;
Ficha técnica
Gana x Uruguai
Data: 02/12/2022, 12:00
Estádio: Al Janoub
Gols: 26′ Arrascaeta (URU), 32′ Arrascaeta (URU)
Substituições – GAN: 46′ Bukari e Sulemana (A. Ayew e J. Ayew); 72′ Semenyo, Kyereh (Williams, Samed), 98′ Issahaku (Kudus)
Substituições – URU: 34′ Vecino (Bentancur), 66′ Cavani e De La Cruz (Suarez, Pellistri), 80′ Gómez, Canobbio (Nuñes e Arrascaeta)
Gana (4-2-3-1): Ati – Baba Rahman, Salisu, Amartey, Seidu – Samed, Partey – J. Ayew, A. Ayew (c), Kudus – Iñaki Williams
Técnico: Otto Addo
Uruguai (4-4-2): Rochet – Giménez, Oliveira, Coates, Varela – Valverde, Arrascaeta, Bentancur, Pellistri – Núñez, Suarez
Técnico: Diego Alonso