Após brilhar na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022, Arrascaeta chamou a atenção do mercado europeu. Multicampeão e ídolo do Flamengo, o uruguaio tem 28 anos e ainda não atuou na Europa ao longo de sua carreira. No entanto, o histórico camisa 14 rubro-negro pode receber propostas do velho continente na próxima janela de transferências.
Alguns jornais da Europa já informaram sobre o desejo de alguns clubes, como o Chelsea, Arsenal, Tottenham, Borussia Dortmund e Atlético de Madrid. Porém, não será fácil tirar Arrascaeta do Flamengo: ele tem contrato até o fim de 2026 e multa rescisória na casa dos 40 milhões de euros (R$ 220 milhões). O atual salário do meio-campista é avaliado em mais 1 milhão de reais por mês.
O Uruguai decepcionou na Copa do Mundo 2022. Arrascaeta ficou no banco de reservas no empate contra a Coréia do Sul e derrota para Portugal. Ele foi escalado como titular apenas contra Gana, jogo em que marcou dois gols e ficou em evidência. O jornal “AS”, da Espanha, rasgou elogios ao meia:
“O fato de uma equipe com Luis Suárez, Cavani e Darwin Núñez ter encerrado sua participação na Copa do Mundo com dois gols fala das dificuldades que teve para gerar perigo. E os dois gols foram marcados por um meio-campista, Giorgian de Arrascaeta, que não havia jogado contra a Coreia do Sul, teve 28 minutos contra Portugal e decidiu o duelo contra Gana com seus dois gols. Aos 28 anos, o talentoso meio-campista nunca jogou na Europa e este tipo de torneio o aprova. Uma das grandes críticas a Diego Alonso é ter lhe dado tão pouco destaque”, disse o veículo.
Arrascaeta está no Flamengo desde 2019 depois de ter feito história no Cruzeiro. No Rubro-Negro, ele já marcou 52 gols e distribuiu 66 assistências em 193 jogos, tendo conquistado os títulos do Brasileirão Série A (2019 e 2020), Copa Libertadores da América (2019 e 2022), Copa do Brasil (2022) e Campeonato Carioca (2019, 2020, 2021).