Nesta quarta-feira (28), a Federação Japonesa de Futebol (JFA) anunciou que prorrogou o vínculo com Hajime Moriyasu, técnico do Japão na Copa do Mundo 2022. O treinador comandou a equipe em campanha surpreendente na Copa do Catar, na qual se classificou na primeira colocação no “grupo da morte”, que continha Alemanha e Espanha.
De acordo com o anúncio da JFA, o técnico permanece no cargo até 2026, ano de disputa da próxima Copa do Mundo. É a primeira vez na histporia do futebol japonês que o técnico da seleção segue no comando após a competição. Moriyasu assumiu a equipe depois da Copa do Mundo de 2018, sendo “promovido” da função de assistente técnico.
Sob o comando de Hajime Moriyasu, a seleção japonesa disputou 62 partidas, que resultaram em 41 vitórias, nove empates e 12 derrotas. Na “era Moriyasu”, o Japão foi vice-campeão da Copa da Ásia em 2019, participou da Copa América como convidado em 2019 (eliminado na fase de grupos) e teve classificação sem sustos nas Eliminatórias Asiáticas.
Na Copa do Catar, a seleção japonesa superou as expectativas e se classificou em primeiro lugar no Grupo E, considerado o “grupo da morte”. O Japão venceu Alemanha e Espanha, ambas pelo placar de 2 a 1. Na fase seguinte, enfrentou a Croácia, mas acabou eliminada nos pênaltis após grande atuação do goleiro Livakovic.