A temporada 2023 vai começar em menos de um mês para o Flamengo. Nos bastidores, a diretoria trabalha na procura por reforços para o técnico Vítor Pereira, e não descarta a chegada de mais “gringos” para o plantel. Contudo, a gestão analisa a situação com cuidado, uma vez que já possui quatro atletas estrangeiros no elenco, estando próximo assim de atingir o limite permitido em solo nacional.
No regulamento fixado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os times têm a permissão para relacionar no máximo até cinco jogadores estrangeiros por cada partida. No momento, o Flamengo conta com quatro gringos: os uruguaios Arrascaeta e Varela, que estiveram na Copa do Mundo, além dos chilenos Vidal e Pulgar, que são presenças constantes no escrete chileno.
Não há a limitação de estrangeiros no plantel, contudo, a restrição vale por jogo. Deste quarteto citado, somente Arrascaeta tem status de titular absoluto. Porém, diante da saída de Rodinei para o Olympiacos, da Grécia, Guillermo Varela deve receber mais oportunidades como titular. Neste cenário, caso Pulgar siga com poucas chances, o clube pode ter espaço para colocar mais dois titulares estrangeiros.
Nas movimentações do mercado, nomes como Diego Rossi, meia do Fenerbahce, e Agustín Rossi, goleiro do Boca Juniors, foram cotados para defenderem as cores do Flamengo, mas as tratativas estagnaram nos últimos dias.
Arturitoooooo! O King!
Chegou e se adaptou ao MENGÃO rapidamente. Peça importante nas conquistas da Libertadores e da Copa do Brasil. Raça e categoria nem precisa falar. Ele tem de sobra.
Em 2023 vamos por mais, @kingarturo23! 💪❤️🖤#CRF #FL4M3NGO pic.twitter.com/Ftt5VeMypt
— Flamengo (@Flamengo) December 19, 2022
O debute do time rubro-negro em 2023 foi antecipado do dia 15 de janeiro para o dia 12. Por conta de uma maratona de jogos que terá em função de disputar sete competições distintas, o time da Gávea teve o embate contra o Audax antecipado.