O Grêmio vem procurando modificar a fotografia da equipe para 2023. Afinal, o Tricolor Gaúcho está de volta ao Brasileirão Série A. Dessa forma, a equipe possui no momento o número limite de atletas estrangeiros permitidos pela CBF. Afinal, até cinco jogadores não nascidos no Brasil podem ser relacionados para as competições nacionais.
Portanto, já contando com os dois reforços recém-contratados, o Grêmio tem no momento cinco estrangeiros à disposição para Renato Gaúcho. Nesta terça-feira (20), o Tricolor Gaúcho anunciou a contratação de Felipe Carballo. O volante de 26 anos foi eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio pelo Nacional de Montevidéu. Além disso, esteve na pré-lista do técnico Diego Alonso para a Copa do Mundo 2022. A apresentação do uruguaio, que assinará até 2026, será nesta quarta (21) às 18h, na Arena do Grêmio.
Já o argentino Franco Cristaldo deve ser oficializado pelo Grêmio hoje (21). Ele também assinará contrato de quatro anos e desembarcou em Porto Alegre na noite desta terça (20). O meia argentino de 26 anos virá do Huracán, devendo ser apresentado na Arena amanhã (22). Além de Carballo e Cristaldo, o Grêmio tem mais dois estrangeiros disponíveis no meio-campo.
Grêmio busca repassar Campaz para outro clube
O volante paraguaio Villasanti foi um dos poucos que se salvou no rebaixamento do Grêmio em 2021. Assim, o jogador, convocado com frequência pela seleção de seu país, foi titular absoluto na campanha do acesso no Brasileirão Série B. Desse modo, deve seguir como um dos pilares do meio-campo tricolor de Renato Gaúcho.
Contudo, o futuro do colombiano Campaz ainda está indefinido. Contratação mais cara da história do Grêmio, o meio-campista que custou R$ 21 milhões junto ao Tolima em 2021 não correspondeu às expectativas do torcedor. Afinal, não conseguiu evitar a queda do Imortal e pouco ajudou na luta pelo acesso no Brasileirão Série B. Portanto, o Tricolor Gaúcho busca negociar o contestado Campaz para recuperar o dinheiro investido.
Após renovação arrastada com Kannemann, sonho por Suárez
Em contrapartida a Campaz, o quinto estrangeiro é um dos símbolos da torcida do Grêmio. Walter Kannemann está na Arena desde 2016, conquistando títulos como Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana. Mesmo que tenha atuado poucas vezes em 2022 por conta de lesões, o torcedor clamou por sua renovação de contrato. Logo após uma longa novela que se arrastou por meses, o Grêmio anunciou no último dia 7 a renovação com Kannemann por uma temporada. Assim, deverá continuar formando a histórica dupla com Pedro Geromel.
O Grêmio ainda busca dar o presente de Natal para seu torcedor. Então, mira em Luís Suárez. Logo após o centroavante uruguaio não fechar com o futebol dos Estados Unidos, o Tricolor Gaúcho busca formalizar uma proposta pelo atacante da Celeste Olímpica, que esteve na Copa do Mundo 2022. Assim, Suárez deseja receber cerca de R$ 1,5 milhão mensais. Outra alternativa menos badalada é o também camisa 9 chileno Diego Valencia, do Salernitana.