Sebastian Vettel enfrentou alguns pesos pesados ao longo de seus quinze anos na Fórmula 1; mas, para o tetracampeão mundial, um piloto está acima de todos eles quando se trata de talento natural: Kimi Raikkonen.
“Acho que Kimi [Raikkonen] é realmente o maior talento natural que já encontrei. Apenas em termos de velocidade bruta, eu acho. E isso diz muito sobre o carro, obviamente, mas também sobre qualquer outro tipo de carro”, disse Vettel no último podcast da F1 Beyond the Grid.
“Acho que trocando – se houvesse uma disciplina de trocar de carro todos os dias, depois de 10 dias ele estaria ultrapassando todo mundo, porque ele é natural, não leva tempo para se adaptar ao carro, ao que o carro exige. Se você der a Raikkonen um volante, ele sabe o que fazer com ele; ele fazia tudo. Às vezes, você sente que é injusto, pois você precisa se acostumar primeiro e ter uma ideia da pista ou das condições; contudo, para ele é apenas… boom”, explicou.
Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen pilotaram juntos na F1 pela Ferrari
Vettel correu ao lado de Raikkonen na Ferrari por quatro temporadas; então, diz que o relacionamento que teve com o finlandês durante esse tempo foi o melhor que já teve com um companheiro de equipe na F1.
“Creio que com ele provavelmente tive a melhor relação de todos os companheiros de equipe que tive, porque ele era muito direto. Nunca houve uma discussão. Se nos esbarrássemos, conversávamos sobre o assunto; depois, consertávamos o que aconteceu, talvez ríamos disso. Mas nunca houve dúvida de que algo poderia abalar ou desestabilizar o … não quero dizer vínculo, mas o relacionamento que tínhamos”, falou o alemão.
Segundo ele, Kimi Raikkonen foi respeitoso desde o primeiro dia em que entrou na Fórmula 1. “Eu me lembro; era um cara que olhava nos olhos. Com outros pilotos, eu sentia: ‘OK, estou apertando as mãos, estou dizendo olá, mas na verdade o cara não está presente, ele não está aqui’. Por isso, com as pessoas penso que Kimi tem sido excepcional também”.