O ex-apresentador do Globo Esporte, do BBB e do The Voice Brasil, Tiago Leifert, tem sido o narrador do Grupo Globo em jogos transmitidos no Ge.com e no Sportv2, e assim comandou a partida entre Irã x Estados Unidos, que terminou com vitória norte-americana por 1 a 0 e levou a equipe às oitavas da Copa do Mundo.
Porém, conforme publicou o blog do Allan Simon, no UOL Esporte, Tiago Leifert cometeu uma gafe que chamou a atenção na partida. Ao citar o nome inteiro do Irã, que é um pedido internacional feito pelo próprio país, Leifert falou: “República Irâmica do Islã”. O correto seria “República Islâmica do Irã”, como a FIFA também utiliza em sua transmissão.
“Eles gostam que fale o nome inteiro, até aparece ali no placar da Fifa”, disse Tiago Leifert, antes de ser lembrado do erro pela própria transmissão, que tem o papel de ser mais descontraída que as tradicionais do Grupo Globo. O narrador então se corrigiu:
“Todo o meu respeito à República Islâmica do Irã”, disse Leifert.
Irã 0 x 1 Estados Unidos
Leifert comandou uma partida recheada de tensões políticas, especialmente pela atitude dos Estados Unidos de apagar o trecho em árabe da bandeira do Irã. Os países tem problemas políticos há quase três décadas e vivem sob tensão, o que aumentou a expectativa para o confronto.
Em campo, porém, a partida foi recheada de nervosismo mais por valer uma vaga às oitavas de final da Copa do Mundo do que pelo extracampo. O Irã jogava pelo empate no confronto, mas viu o atacante Christian Pulisic, do Chelsea, ir às redes no fim do primeiro tempo e dar a classificação ao time norte-americano, que agora no primeiro mata-mata enfrenta a Holanda, que liderou o grupo A.