A Copa do Mundo de 2022, conta com uma particularidade de início em meio a temporada europeia. Dessa forma, parte dos jogadores chegam em plena forma física, diferentemente de outras edições quando atuavam após o fim da temporada. Por outro lado, com muitas competições em andamento, diversos jogadores acabaram cortados da competição.
Senegal, por exemplo, perdeu o seu principal jogador, Sadio Mané. Ao mesmo tempo, potências e franca candidatas ao título também encontram baixas, sobretudo na escalação inicial. Uma “dificuldade” que a seleção brasileira ainda não enfrentou entre os onze. As baixas na Canarinho, por lesão, foram Philippe Coutinho e Guilherme Arana.
Primeiramente, a seleção da França é a que mais enfrenta problemas físicos entre as potências europeias. Na defesa, Kimpembe está fora e Varane segue como dúvida para os primeiros jogos. No meio-campo, as duas grandes baixas para Copa, N’golo Kanté e Paul Pogba, destaques no título de 2018. Uma das grandes novidades na equipe de Deschamps seria o meia-atacante Christopher Nkunku e a estrela Karim Benzema, contudo, os franceses entraram na vasta lista de desfalques.
Como resultado, Deschamps tem testado uma nova formação utilizando quatro atacantes. Do mesmo modo, a Espanha, de Luis Enrique, também inova. O ex-Barcelona, chegou a utilizar Rodri como uma espécie de zagueiro, em um amistoso. La Fúria, ainda perdeu recentemente José Gaya, possível titular na lateral-esquerda.
Na Alemanha, o problema segue entre avançados. Mais uma vez, Reus não disputa o torneio por uma lesão. Além disso, o centroavante titular, Timo Werner também acabou cortado. A esperança de Nagelsmann está na juventude com Adeyemi e Moukoko.
Por fim, entre as europeias, Portugal também não contará com o astro Diogo Jota. Nesse sentido, a ausência abre espaço para João Félix, Rafael Leão e Gonçalo Ramos.
Argentina e problemas físicos
No país vizinho do Brasil, a Argentina acabou perdendo o titular Giovanni Lo Celso para Copa do Mundo. Juntamente com o meio-campista, dois atacantes que compuseram a convocação para o Catar foram cortados, Joaquín Correa (Sevilla) e Nicolás Gonzalez (Fiorentina).
Possíveis titulares fora da Copa (potências):
Gaya – Espanha
Kimpembe – França
Kanté – França
Pogba – França
Nkunku – França
Karim Benzema – França
Lo Celso – Argentina
Diogo Jota – Portugal
Marco Reus- Alemanha
Werner – Alemanha