Home Automobilismo Russell vence GP de São Paulo de F1 marcado por acidente entre Verstappen e Hamilton

Russell vence GP de São Paulo de F1 marcado por acidente entre Verstappen e Hamilton

Em grande corrida disputada no circuito de Interlagos neste domingo (13), George Russell conquistou sua primeira vitória na carreira da Fórmula 1 ao conquistar o primeiro lugar do Grande Prêmio de São Paulo de F1.

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Mesmo com diversos momentos de instabilidade, acidentes e ameaça de chuva, o britânico teve uma atuação constante e conseguiu liderar durante todo o momento, desde a primeira volta.

Lewis Hamilton e Carlos Sainz completaram o pódio, com Leclerc em quarto lugar e Fernando Alonso em quinto lugar. Verstappen, Perez, Ocon, Bottas e Stroll completaram o Top 10.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja como foi o GP de São Paulo de F1

O início da corrida em São Paulo foi extremamente movimentado e acidentado. Kevin Magnussen foi atingido por Daniel Ricciardo e deixou a corrida precocemente. Russel teve largada excelente e manteve a liderança.

No entanto, o momento de maior impacto ocorreu na curva 2, quando Max Verstappen e Lewis Hamilton colidiram, com ambos os carros sofrendo dano considerável. Na sequência, Leclerc sofreu toque de Norris e sofreu diversas posições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A comissão de prova determinou penalização de cinco segundos para Max Verstappen no tempo final da prova, apesar do protesto do piloto da Red Bull.

Lewis Hamilton conseguiu reverter a situação desfavorável e a estratégia da Mercedes F1 mostrou-se acertada, com o piloto inglês acumulando ultrapassagens na pista. 

Enquanto o jovem Russell abria mais de cinco segundos na liderança na volta 25, Hamilton conseguia ultrapassar Leclerc para chegar na lista dos três melhores. Enquanto isso, Verstappen seguia travado no pelotão intermediário.

PUBLICIDADE

Outro destaque do final de semana foi Fernando Alonso. Em parada dupla no pit da Alpine, o piloto espanhol foi prejudicado na volta 36, perdendo diversos segundos após problemas entre os mecânicos.

PUBLICIDADE

Contudo, o grande destaque era mesmo Lewis Hamilton. O britânico aproveitou a queda no rendimento da Red Bull com os pneus médios e garantiu a ultrapassagem em cima de Perez na volta 45.

A corrida estava se encaminhando para uma definição de resultados. Entretanto, Lando Norris rodou na interseção dos setores 2 e 3 e provocou a entrada de um Safety Car real, aproximando os demais pilotos.

Com Russell, Hamilton, Perez, Sainz e Bottas na lista dos cinco primeiros, a expectativa pela relargada cresceu devido à espera por chuva na reta final da corrida.

Restando apenas dez voltas para o término da corrida, tivemos uma relargada que destruiu o restante da corrida de Sergio Pérez. O mexicano foi superado por Sainz, Leclerc, Alonso e Verstappen e caiu para o sétimo lugar.

PUBLICIDADE

Na reta final, Hamilton não ameaçou a vitória do britânico Russell, que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar pela primeira vez em sua carreira na Fórmula 1.

Better Collective