Raphael Dias Belloli, o Raphinha, foi mais um jogador que conquistou sua vaga na Copa do Mundo. O atacante do Barça e da seleção brasileira tem 25 anos (completa 26 no dia 14 de dezembro) e jogará seu primeiro mundial pela seleção brasileira.
A carreira do jogador deu um salto significativo em pouco mais de um ano. Do pouco “badalado” Leeds, ele se tornou uma das grandes contratações do Barcelona na temporada, um dos protagonistas e principais esperanças da seleção brasileira para a Copa do Mundo do Catar.
O escolhido por Tite para integrar o elenco que vai buscar o hexa iniciou sua trajetória com a “amarelinha” na partida contra a Venezuela (em Caracas), no dia 7 de outubro de 2021, pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. Na ocasião, ele foi o protagonista da virada sobre a seleção venezuelana, entrando no segundo tempo e contribuindo com assistências para os gols de Marquinhos e Antony.
Contra a Colômbia (em Barranquilla), no dia 10 de outubro, o atacante entrou novamente na segunda etapa e fez uma boa partida, o que lhe rendeu a titularidade para o duelo contra o Uruguai no Maracanã.
O jogo contra a seleção azul celeste, no dia 14 de outubro, foi crucial para Raphinha garantir seu espaço na seleção e, sobretudo, a simpatia do torcedor brasileiro. Na partida, ele mostrou à torcida toda sua magia, fez uma excelente “dobradinha” com Neymar e balançou duas vezes as redes uruguaia. Neymar, inclusive, é um dos ídolos do jogador, assim como Ronaldinho Gaúcho (sua maior inspiração no futebol).
Sobre o jogo de estreia, ele declarou: “Vai ser difícil esta noite passar. Vai ser difícil esquecer esta noite. Não precisava acabar nunca”.
De lá para cá, Raphinha fez boas atuações pela seleção brasileira. Ao todo, participou de 11 jogos e marcou cinco gols.
Entre as principais características do atacante, destacam-se a ousadia, velocidade, dribles curtos e longos, além das boas finalizações e cruzamentos.
Suas qualidades rendeu elogios de Xavi, treinador do Barcelona, que chegou a compará-lo com outros atletas brasileiros. “Raphinha é diferente dos brasileiros com quem joguei. Tem mais perfil de um ponta puro. Se parece mais com Neymar, mas tem capacidade de chutar a gol, como Rivaldo. Eu diria que é uma mistura entre um ponta que também pode ir para o meio e tem gol. Cruza bem”.
Em relação à Copa do Mundo, o atacante mostra-se confiante e destaca que o Brasil tem grandes chances de voltar com hexa, bem como ressalta o bom ambiente e harmonia entre os jogadores do elenco.
“Não é porque eu estou no time, mas vejo um grupo incrível de trabalho. Jogadores que querem conquistar este título e estão dando o máximo para isso. Todos se dão muito bem. A chance de a gente ganhar este título é muito alta”, disse em entrevista exclusiva ao GZH.
Carreira de Raphinha
Raphinha iniciou sua carreira no Avaí, em 2015, e de lá foi transferido para o Vitória de Guimarães (2016).
Em um primeiro momento, Raphinha atuou pelo time B do clube português, onde participou de 16 jogos, fez cinco gols e deu uma assistência. No mesmo ano, ele subiu para a equipe principal até 2018. Durante os dois anos pelo clube, jogou 84 partidas, deu 13 assistências e marcou 22 gols.
Na temporada 2018/2019, o atacante atuou pelo Sporting, também de Portugal. Em 41 partidas pela equipe portuguesa, fez nove gols e deu cinco assistências.
Em 2019/2020, Raphinha jogou pelo Rennes (França), onde participou de 36 confrontos, marcou oito gols e contribuiu com sete assistências.
Nas duas temporadas seguintes, o atacante brilhou no Leeds United, sendo o principal jogador do time inglês. Em Elland Road, Raphinha atuou em 67 ocasiões, balançou as redes 17 vezes e deu 12 assistências.
O protagonismo pelo Leeds chamou a atenção de diversos times na última janela de transferências. No entanto, ele optou por seguir os seus sonhos e jogar no Barcelona. Para tê-lo, o Barça pagou 58 milhões de euros ao clube inglês.