Palmeiras hoje: dupla de zaga mostra eficiência e se destaca no título do Brasileirão
Gustavo Gómez e Murilo se firmaram na retaguarda do Verdão de Abel Ferreira, na conquista do 11º Brasileirão Série A
Abel Ferreira montou um Palmeiras compacto e coeso em todos os seus setores. Assim, um dos tantos pontos fortes da equipe que conquistou o undecacampeonato é a sua dupla de zaga. Dessa forma, Gustavo Gómez passou a ter a companhia de Murilo ao seu lado, com ambos formando uma sólida defesa na temporada e a menos vazada do Brasileirão Série A, com apenas 22 gols sofridos no campeonato.
Então titular, Luan caiu em descrédito com a torcida do Palmeiras depois de cometer o pênalti que sacramentou a derrota para o Chelsea no Mundial de Clubes da Fifa em fevereiro. Desse modo, Murilo, trazido do Lokomotiv Moscou no começo de 2022, foi se firmando ao lado do paraguaio Gómez, no Palmeiras desde 2018.
Dupla de zaga fez 20% dos gols do Palmeiras no Brasileirão Série A
Conforme dados do Sofascore, a dupla apresenta excelentes números em vários fundamentos no Brasileirão Série A, até lá na frente. Desse modo, Gustavo Gómez anotou nove gols em 28 jogos, confirmando a fama de zagueiro artilheiro. Nesse sentido, seu parceiro Murilo também não fica devendo, pois marcou quatro vezes em 29 rodadas, além de ter contribuído com uma assistência. Ou seja, dos 63 gols marcados pelo Palmeiras no campeonato, a dupla de zaga foi responsável por 13, resultando num aproveitamento de 20,6% dos tentos do Verdão.
Ambos apresentam precisão no passe. Enquanto Gómez tem 85% de acertos, Murilo apresenta 90%. Os números da dupla são iguais nos desarmes, pois o paraguaio tem apenas um a mais do que o ex-zagueiro do Cruzeiro: 36 a 35. Nas interceptações, a vantagem de Gustavo Gómez é maior, somando 46 diante de 36 de Murilo, que por sua vez recuperou mais bolas: 137, contra 133 do paraguaio. Por fim, até as notas concedidas pelo Sofascore são semelhantes: 7,35 para Gómez e 7,31 para Murilo.