A ESPN internacional promoveu uma eleição entre jornalistas, produtores de conteúdo e personalidades ligadas ao futebol de todo o mundo para decidir quais são os melhores jogadores que irão disputar a Copa do Mundo no Catar. Kylian Mbappé foi escolhido como o número 1, enquanto os companheiros Lionel Messi e Neymar ficaram para trás.
Um top-50 foi montado, com Neymar e Vinícius Júnior sendo os representantes do Brasil entre os 10. Ainda aparece na lista os goleiros Alisson e Ederson, Marquinhos, Casemiro e Gabriel Jesus. Em 2018, na Rússia, o camisa 10 revelado pelo Santos ficou em terceiro, mas acabou caindo de posição agora em 2022.
Cristiano Ronaldo, que em 2018 era o segundo, ficou apenas na 20ª colocação, atrás de outros jogadores portugueses (Bernardo Silva e João Cancelo, ambos do Manchester City). Messi, em grande temporada no PSG, caiu menos que o camisa 7 e aparece em quarto.
O Real Madrid é o clube com mais jogadores entre os dez, com quatro atletas, seguido do PSG, com três; veja o top-10 completo:
1- Mbappé (PSG e França)
2- Benzema (Real Madrid e França)
3- Kevin De Bruyne (Manchester City e Bélgica)
4- Lionel Messi (PSG e Argentina)
5- Lewandowski (Barcelona e Polônia)
6- Neymar (PSG e Brasil)
7- Modric (Real Madrid e Croácia)
8- Vinícius Júnior (Real Madrid e Brasil)
9- Courtois (Real Madrid e Bélgica)
10- Sadio Mané (Bayern de Munique e Senegal)
Para listar Neymar em sexto, a justificativa foi a seguinte: “A pressão será imensa sobre o número 10 do Brasil, que pode ultrapassar Pelé como o maior artilheiro da história do Brasil durante o torneio. Ele está bem atrás de Pelé em termos de conquistas, e esta será a Copa do Mundo em que ele deve acertar isso”, iniciou dizendo o jornalista Tim Vickery.
“Neymar diz que esta será sua última Copa do Mundo, e certamente será o torneio que definirá seu legado como jogador da seleção. Ele se beneficia do surgimento de uma geração altamente promissora de jovens atacantes, que tirarão um pouco da carga de seus ombros esguios”, declarou ele.