PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Marquinhos: de goleiro a zagueiro em busca do sonho do título da Copa do Mundo

Marquinhos: de goleiro a zagueiro em busca do sonho do título da Copa do Mundo

Zagueiro é um dos 26 jogadores convocados por Tite para a disputa do Mundial no Catar

Por Rafael Alaby em 07/11/2022 13:48 - Atualizado há 12 meses

Lucas Figueiredo/CBF

Aos 28 anos, o zagueiro Marquinhos terá a oportunidade em disputar a sua segunda Copa do Mundo pela seleção brasileira na carreira. Como era esperado, o jogador, titular durante as Eliminatórias, apareceu entre os convocados para a disputa do Mundial neste mês.

O paulistano Marquinhos foge do estereótipo do jogador de futebol. Ao contrário de muitos colegas, ele não veio de região periférica e teve acesso à educação de qualidade.

O curioso é que na infância, ele foi goleiro do futsal do Saci Imirim, agremiação da zona norte da capital paulista, antes de migrar para o Corinthians, clube onde ficou por 10 anos, passando por todas as categorias do futebol de campo até chegar ao elenco profissional em 2012, sob o comando do técnico Tite, hoje o seu comandante na seleção.

Marquinhos disputou apenas 14 jogos pelo Timão e foi negociado por empréstimo com a Roma-ITA quando tinha apenas 18 anos, no mês seguinte ao inédito título da Copa Libertadores. O time italiano desembolsou 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 3,7 milhões na época).

Do Corinthians à Roma

O zagueiro se destacou na temporada 2013/2014 e acabou despertando o interesse do PSG-FRA, que pagou 35 milhões de euros (o equivalente a R$ 104 milhões) à Roma. Na época, tratava-se da quarta maior transação envolvendo um jogador da posição na história do futebol.

Hoje, o beque é ídolo da torcida parisiense. Está na 10ª temporada pelo time francês e vem se destacando pela raça e força no jogo aéreo defensivo e ofensivo.

O ótimo futebol por lá rendeu a primeira chance na seleção brasileira no amistoso contra Honduras, em novembro de 2013, ainda sob o comando de Felipão. Ele saiu do banco de reservas e substituiu David Luiz.

O paulistano já soma 71 jogos e cinco gols pela equipe principal canarinha, sendo o quinto zagueiro com mais partidas na história, só ficando atrás de Thiago Silva, Lúcio, Aldair e Juan.

Na primeira Copa da carreira, há quatro anos, Marquinhos foi reserva de Miranda. Tudo indica que em 2022 a história será diferente como ele sendo titular ao lado de Thiago Silva. Que venha o hexa!

Exit mobile version