Neste ano de 2022, a Libertadores teve 5 clubes estreantes, sendo 3 brasileiros: América-MG, Red Bull Bragantino e Fortaleza. Os outros foram os uruguaios Plaza Colonia e o Montevideo City Torque.
Para competição do ano que vem, já são 7 os estreantes confirmados. São eles Curicó Unido (CHI), Ñublense (CHI), Deportivo Maldonado (URU), Boston River (URU), Metropolitanos (VEN), Aucas (EQU) e Patronato (ARG).
O Patronato, da Argentina, é um dos que está garantido na fase de grupos. Com 108 anos de história, o clube ficou com a vaga por ter conquistado o título da Copa da Argentina na final diante do Talleres.
Em contrapartida, a equipe foi rebaixada para 2ª divisão argentina nesta temporada. Ou seja, disputará a Libertadores e a Segundona argentina no mesmo ano.
Boston River e Deportivo Maldonado conseguiram pontuação suficiente na soma do Apertura e Clausura do Campeonato Uruguaio para conseguirem, pelo menos, um lugar na pré-Libertadores.
Do Chile, Curicó Unido e Ñublense também precisam passar pela fase preliminar para tentarem jogar a fase de grupos. O Curicó é um clube relativamente novo, fundado em 1973, enquanto o Ñublense tem mais de 100 anos.
O Metropolitanos, da Venezuela, tem apenas 10 anos de vida. Em 2022, faturou o título do Campeonato Venezuelano pela primeira vez e, com isso, jogará a Libertadores no ano que vem.
E o Aucas, do Equador, chegou pela primeira vez à final do Campeonato Equatoriano e vai jogar a Libertadores. A decisão da competição nacional será disputada nos dois próximos finais de semana, contra o tradicional Barcelona.
Os times já classificados para Libertadores 2023:
Brasil: Flamengo, Palmeiras, Internacional e Fluminense
Argentina: Boca Juniors, Racing, River Plate, Argentinos Juniors, Huracán, Patronato
Bolívia: Bolívar
Chile: Colo-Colo, Curicó Unido, Ñublense
Colômbia: Atlético Nacional
Equador: Aucas, Barcelona de Guayaquil, Independiente de Valle, Universidad Católica
Paraguai: Cerro Porteño, Libertad, Nacional, Olimpia
Peru: Alianza Lima, Melgar, Sporting Cristal, Sport Huancayo
Uruguai: Boston River, Deportivo Maldonado, Liverpool, Nacional
Venezuela: Carabobo, Metropolitanos, Monagas, Zamora
Datas da Libertadores 2023
Fase preliminar (Pré-Libertadores)
8 de fevereiro a 15 de março
Sorteio dos grupos
22 de março
Fase de grupos
5 de abril a 28 de junho
Sorteio do mata-mata
5 de julho
Oitavas de final
19 a 26 de julho
Quartas de final
23 a 30 de agosto
Semifinais
27 de setembro a 4 de outubro
Final
11 de novembro