Nos momentos finais da temporada, Charles Leclerc lutou contra Sergio Pérez pelo segundo lugar no campeonato de pilotos; mas, antes disso, o piloto da Ferrari estava preocupado com a luta pelo título contra Max Verstappen. Falando ao L’Equipe, Leclerc disse que seus erros prejudicaram a F1 2022.
“Não é, na verdade, uma pergunta fácil de responder, qual foi a corrida mais difícil; porque tem sido difícil conviver com os erros. Por um lado, é algo sobre o qual tenho total controle: falhas na pista quando você força ao limite são coisas que acontecem na Fórmula 1. Você sabe disso como um piloto; no entanto, isso não torna a coisa menos frustrante. Erros são frustrantes. Especialmente como foi em Imola”, disse o piloto da Ferrari.
A Ferrari esteve à frente no início da F1 2022, mas perdeu ritmo; Leclerc comenta
A F1 2022 da Ferrari, de fato, nem sempre foi tranquila. A própria equipe jogou fora o título devido a vários erros estratégicos e problemas com a confiabilidade do carro. Os pilotos também nem sempre tiveram o melhor desempenho. Charles Leclerc, por exemplo, cometeu falhas que lhe custaram muitos pontos.
Em Imola, o monegasco saiu voando da pista, terminando próximo ao pódio. No circuito de Paul Ricard para o Grande Prêmio da França, ele acabou na parede da posição de liderança. O ferrarista também sofreu o peso das estratégicos da Ferrari em várias ocasiões nesta Fórmula 1. Em Silverstone, por exemplo, o monegasco não trocou pneus pelo safety car, permitindo que o companheiro de equipe Carlos Sainz saísse com a vitória. “Os outros erros na F1, aqueles que você não pode necessariamente controlar, não são fáceis de conviver”, acrescentou.