A Copa do Mundo 2022 terá quatro representantes do Flamengo em sua disputa. Esses jogadores podem realizar um feito raro no futebol sul-americano: ganhar a Libertadores e a Copa do Mundo em um mesmo ano. Isso aconteceu apenas duas vezes na história.
A primeira vez que essa “dupla conquista” aconteceu foi em 1962. No ano, o Brasil conquistou seu bicampeonato mundial, ao vencer a Tchecoslováquia por 3 a 1 na final. Cerca de um mês depois, o Santos atropelou o Peñarol-URU, por 7 a 4 no agregado, e venceu a competição continental pela primeira vez. Em ambos os elencos, estavam Gilmar, Pepe, Mauro, Mengálvio, Pelé, Zito e Coutinho.
Já a segunda vez que jogadores ganharam a Copa do Mundo e a Libertadores em um mesmo ano foi em 1986. Na ocasião, os jogadores Pumpido, Ruggeri e Héctor Enrique faziam parte da seleção argentina campeã do mundo, vencendo a Alemanha por 3 a 2 na final. O trio também estava no River Plate-ARG, que foi campeão da Libertadores sobre o América de Cali-COL, por 3 a 1 no agregado.
Campeões da Libertadores, jogadores do Flamengo podem se enfrentar na Copa do Mundo 2022
Os quatro jogadores Mengão que podem repetir o feito pela terceira vez são Éverton Ribeiro e Pedro, pelo Brasil, além de Arrascaeta e Varela, pelo Uruguai. Uma curiosidade é que uma dupla pode acabar com o sonho da outra, pois Brasil e Uruguai têm chances de se encontraram no mata-mata. Se as duas seleções ficaram em primeiro e segundo em seus respectivos grupos, se enfrentam logo nas oitavas de final.
O Brasil e a dupla brasileira do Mengão estão no grupo G, começando a caminhada com o confronto contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, às 16 horas (de Brasília). Depois, enfrenta a Suíça, dia 28 de novembro, às 13 horas (de Brasília). Por fim, encerra a fase de grupos diante de Camarões, dia 2 de dezembro, às 16 horas (de Brasília).
Já o Uruguai e os uruguaio do Rubro-Negro fazem parte do grupo H, estreando na Copa do Catar contra a Coreia do Sul, dia 24 de novembro, às 10 horas (de Brasília). Em seguida, fazem duelo com Portugal, dia 28 de novembro, às 16 horas (de Brasília). O último compromisso será diante de Gana, dia 2 de dezembro, às 12 horas (de Brasília).