Na manhã desta sexta-feira (25), País de Gales e Irã fizeram partida válida pelo Grupo B na abertura da segunda rodada da Copa do Mundo no estádio Ahmad Bin Ali.
A seleção iraniana foi melhor que Gales, teve mais finalizações e controle das jogadas ofensivas, e conseguiu dois sofridos gol da vitória após 98 minutos de jogo e ganhou respiro na competição.
Esta foi apenas a segunda vez na história que galeses e persas se enfrentaram. A partida anterior foi um amistoso realizado em 1978, e Gales venceu por 1 a 0. Os times entraram em campo ainda com chances de classificação, mas o Irã tinha uma motivação maior: caso fosse derrotado, seria eliminado do Mundial.
País de Gales tem mais posse, mas não tem vida fácil
Sabendo que seria eliminado em caso de derrota, o Irã não entrou tão recuado como de costume e, logo no começo da partida, subiu para o ataque e tentou ameaçar a meta do goleiro Hennessey. A primeira boa chance, no entanto, veio do lado galês: aos 12’, Kieffer Moore recebeu uma bola cruzada e finalizou, mas Hosseini fez boa defesa e impediu o gol dos Dragões.
Minutos mais tarde, após bola mal invertida por Connor Roberts, os persas recuperaram a posse e rapidamente engataram uma boa troca de passes que resultou em gol, mas Ali Gholizadeh, que marcou, estava à frente da linha da bola e marcou em ilegalidade.
Apesar de assumir uma postura mais ofensiva, o Irã também marcava muito bem e inutilizou Gareth Bale durante boa parte do primeiro tempo. Em meia hora de jogo, o capitão galês havia finalizado apenas uma vez e dado somente oito toques na bola.
O time galês tentava chegar através dos passes ou de lançamentos longos, mas por não ter jogadores rápidos ou habilidosos para tentar o drible, dava tempo para que a defesa iraniana se recompusesse. Com um bloco persa à sua frente, os passes finais País de Gales saíam errados, matavam seus ataques e ainda davam ao Irã a chance de contra atacar.
No final do primeiro tempo, Sardar Azmoun quase abriu o placar para seleção do Irã. Depois de ótimo lançamento, atacante persa se infiltrou pelo meio da grande área e apenas não marcou por que Joe Rodon fez ótima interceptação.
O primeiro tempo acabou com cada um dos times tendo quatro finalizações, mas os galeses foram superiores na posse de bola (54% x 30%, com 16% em disputa). Defensivamente, o Irã foi melhor, com 12 divididas, 12 bolas afastadas, oito interceptações e 87 desarmes.
Irã superior e vitória no final
Logo no início do segundo tempo o Irã quase abriu o placar em duas oportunidades em um mesmo contra-ataque: Após saírem em velocidade os jogadores iranianos acertaram as traves do goleiro Hennessey duas vezes, não marcaram por muito pouco e assustaram a seleção galesa.
Mesmo com menos posse de bola, o Irã seguiu fazendo bons usos dos seus contra-ataques e finalizando mais. A seleção galesa seguiu acertando poucos passes (apenas 74% de precisão no segundo tempo) e dando mais chance aos persas.
Aos 72′, nova boa chance dos iranianos: Ezatolahi pegou a bola na intermediária e finalizou de fora da área no canto esquerdo do gol, obrigando Hennessey a fazer mais uma boa defesa, a sua quarta no jogo.
Dez minutos mais tarde, Gales fez uma rara subida de perigo e, em finalização de Ben Davies, quase abriu o placar. Na sequência do lance, o Irã recuperou a bola após cobrança de escanteio e, na jogada, Hennessey saiu da área cometendo falta e foi expulso, complicando ainda mais a vida galesa.
Com um a menos, País de Gales passou a ser ainda mais pressionado e viu a intensidade do jogo aumentar conforme os nove minutos de acréscimos passavam. A sua defesa aguentou bem, mas aos 98′, Cheshmi bateu de fora da área sem chances para o goleiro reserva Ward e, enfim decretou a vitória iraniana. Três minutos mais tarde, Rezaeian ainda marcaria o segundo e mataria de vez o ímpeto galês. Com o resultado, País de Gales segue vivo na competição, mas em situação difícil.
Fica técnica
País de Gales x Irã
Data: 25/11/2022, 07:00
Estádio: Ahmad Bin Ali
Gols: 98′ Cheshni, 101′ Rezaeian
Substituições – GAL: 57′ Johnson e James (Wilson e Roberts), 77′ Allen (Ampadu), 87′ Ward (Ramsey)
Substituições – IRÃ: 67′ Ansarifard (Azmoun), 77′ Torabi e Jahanbakhsh (Haji Safi e Gholizadeh), 78′ Cheshmi (Nourollahi), 83′ Karimi (Ezatolahi)
País de Gales (3-5-2): Hennessey – Davies, Rodon, Mepham – Williams, Wilson, Ampadu, Ramsay, Roberts – Moore, Bale (c)
Técnico: Rob Page
Irã (4-1-4-1): Hosseini – Rezaeian, Hosseini, Pouraliganji, Mohammadi – Gholizadeh, Nourollahi, Haji Safi (C), Taremi – Azmoun
Técnico: Carlos Queiroz