Home Futebol Grêmio: tudo o que sabemos sobre o clube para 2023

Grêmio: tudo o que sabemos sobre o clube para 2023

Tricolor Gaúcho voltará a jogar o Brasileirão Série A no ano que vem e deverá promover uma profunda mudança em sua fotografia

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Grêmio terá mais um compromisso amanhã (03), para se despedir da atual temporada e também do Brasileirão Série B. Assim, enfrentará o Brusque nesta quinta-feira às 20h (horário de Brasília), já com a cabeça em 2023. E há um consenso entre diretoria, torcida e imprensa de que é necessária uma mudança em todos os setores da equipe. Afinal, é entendido que a equipe atual, que fez uma campanha irregular apesar do acesso, seria insuficiente para encarar as dificuldades da primeira divisão.

Desse modo, a página será virada depois do apito final da partida de amanhã. E o ano de 2023 começará na Arena do Grêmio já na semana que vem. Afinal, acontecerá o primeiro turno da eleição presidencial, que definirá o sucessor de Romildo Bolzan Júnior. Nesse sentido, na próxima segunda-feira (07), os conselheiros escolherão entre os candidatos Alberto Guerra e Odorico Roman. Para que eles possam disputar o voto dos associados “no pátio” no dia 12, eles precisam atingir a cláusula de barreira de 20% no Conselho Deliberativo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mesmo que o Grêmio passe por um processo eleitoral, a tendência é que Renato Gaúcho permaneça no ano que vem. Conforme as informações divulgadas, o técnico já estaria acertado com os dois candidatos. Inclusive, o próprio Renato já admitiu ter conversado com Roman e Guerra. Este último, em entrevista para a Rádio Grenal, admitiu não ter um plano B para o treinador, que assinou até o fim do Brasileirão Série B.

Grêmio deverá ter mais saídas do que chegadas

Sobre o grupo de jogadores atual do Grêmio, a barca de saídas deverá ser grande. Nomes como Gabriel Grando, Rodrigo Ferreira, Nicolas, Thiago Santos, Lucas Silva, Janderson, Elkeson e Ferreira não deverão permanecer para o Brasileirão Série A. No caso de Diego Souza, o centroavante irá fazer uma cirurgia para corrigir um problema de hérnia inguinal e é grande a possibilidade do jogador encerrar a carreira. Já Kannemann pretende renovar o contrato que acaba no fim do ano, mas há vários outros clubes interessados no argentino. Por fim, Biel foi uma das poucas contratações para 2022 que agradaram, mas o Fluminense pede R$ 10,7 milhões pelo meia-atacante emprestado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A respeito dos reforços pretendidos, os nomes que mais aparecem nas especulações são os goleiros Marcelo Grohe e Diego Alves, além do zagueiro Pablo Marí e o centroavante Pedro Raul. Contudo, as dificuldades financeiras naturais em virtude da disputa do Brasileirão Série B deverão impor obstáculos. Mas, de acordo com o jornalista Farid Germano Filho, o empresário Celso Rigo, presidente do grupo Pirahy Alimentos que produz o arroz Prato Fino, deverá injetar recursos para ajudar o Grêmio a montar o time para a volta à elite do futebol brasileiro.

Better Collective