Há cinco anos, no dia 29 de novembro de 2017, o Grêmio vencia o Lanús por 2 a 1, na Argentina e conquistava a terceira Libertadores de sua história.
O time que tinha Renato Gaúcho como treinador, contava com Luan como o seu grande craque e uma defesa forte, com Geromel e Kannemann.
Ainda contava com jogadores experientes, como Léo Moura, Cortez, Cícero, Douglas, Lucas Barrios e Fernandinho.
Relembre o elenco campeão pelo Grêmio e onde eles estão agora
Goleiros
Marcelo Grohe (35 anos)
Titular em 2017, Grohe está no Al Ittihad, da Arábia Saudita, desde 2019.
Paulo Victor (35 anos)
Virou titular do clube após a saída de Grohe, mas logo foi também para a Arábia Saudita. Atualmente joga pelo Ettifaq FC.
Bruno Grassi (35 anos)
Sempre reserva do Grêmio, atualmente o goleiro joga no Santa Cruz, da terceira divisão gaúcha.
Léo Jardim (27 anos)
Na época era um jovem goleiro recém promovido aos profissionais. Jogou pouco pelo Grêmio. Atualmente joga no Lille, da França.
Zagueiros
Pedro Geromel (37 anos)
Um dos maiores zagueiros da história do clube, Geromel ainda segue no Grêmio. Na última Série B, disputou 34 partidas.
Walter Kannemann (31 anos)
Kannemann formou uma dupla histórica com Geromel. Ele ainda segue no Tricolor, mas sua renovação de contrato está travada e o argentino pode deixar o clube no final do ano.
Bressan (29 anos)
Foi titular na decisão da Libertadores por conta da suspensão de Kannemann. Atualmente joga no Avaí.
Rafael Thyere (29 anos)
Cria do Grêmio, Thyere teve poucas oportunidades no clube, sendo emprestado algumas vezes. Atualmente joga no Sport.
Bruno Rodrigo (37 anos)
Chegou ao Grêmio já com uma certa experiência no futebol. Atualmente está aposentado, vivendo em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Laterais
Edílson (36 anos)
Contratado junto ao Corinthians, o lateral foi titular em boa parte dos jogos. O jogador estava no Grêmio em 2022, mas não teve o seu contrato renovado e está sem clube atualmente.
Bruno Cortez (35 anos)
Titular na campanha da Libertadores, o ex-jogador da seleção brasileira está atualmente no Avaí.
Leonardo Moura (44 anos)
O mais velho do grupo, Léo Moura era um jogador de confiança de Renato Gaúcho. Pela idade, não era titular sempre. Algumas vezes foi utilizado no meio campo. Atualmente está aposentado.
Marcelo Oliveira (35 anos)
Com passagem por Palmeiras, Cruzeiro e Corinthians, Marcelo Oliveira era um reserva que entrava bastante. Atualmente está aposentado. Ele foi coordenador técnico do Tricolor Gaúcho entre 2020 e 2021.
Leonardo Gomes (26 anos)
O lateral Leonardo Gomes segue no Grêmio, mas ficou quase três anos sem jogar devido à uma grave lesão sofrida em 2019.
Volantes
Jailson (27 anos)
Titular do Grêmio na reta final da Libertadores, o jogador foi um dos destaques da competição. Atualmente está no Palmeiras.
Arthur (26 anos)
O jovem volante se firmou no time principal ao longo do ano de 2017. Depois, foi vendido ao Barcelona. Atualmente ele está no Liverpool.
Michel (32 anos)
O jogador foi contratado em 2017 e foi titular em boa parte da temporada. Atualmente está no Operário.
Maicon (37 anos)
O experiente volante foi contratado junto ao São Paulo, em 2015. Foi importante principalmente na conquista da Copa do Brasil de 2016. Jogou a temporada de 2022 pelo CRB, mas anunciou recentemente a sua aposentadoria.
Kaio (27 anos)
O jovem Kaio entrou em apenas uma partida da Libertadores de 2017. Atualmente joga no Ituano.
Meias
Luan (29 anos)
Eleito o “Rei da América”, Luan foi o grande craque do time na competição, sendo decisivo na final. O jogador, porém, teve uma queda no futebol e nunca mais conseguiu repetir o sucesso. Atualmente está no Corinthians, mas passou os últimos meses emprestado ao Santos, sem brilho.
Ramiro (29 anos)
Titular da equipe, Ramiro jogou a Libertadores em uma posição diferente do habitual, mais aberto pela direita. Atualmente está no Corinthians.
Cícero (38 anos)
Outro jogador muito experiente e rodado do elenco gremista, Cícero teve papel importante na conquista da América, fazendo o gol da vitória no primeiro jogo da final. Atualmente está sem clube, mas disse em uma entrevista recente que não está aposentado.
Douglas (40 anos)
Considerado o “último camisa 10”, Douglas teve uma carreira de muito destaque, principalmente no Corinthians. Chegou ao Grêmio já em reta final de carreira. Ele se aposentou em 2020 e concorreu esse ano nas eleições para ser deputado federal. Porém, não foi eleito.
Atacantes
Lucas Barrios (38 anos)
Após boa passagem pelo Palmeiras, o atacante chegou como o grande reforço do Tricolor em 2017. Atualmente defende o Patronato, da Argentina.
Fernandinho (37 anos)
Autor de um dos gols na final, Fernandinho chegou como um atacante já experiente. Atualmente joga no Chongqing Lifan, da China.
Jael (34 anos)
Jael, o Cruel, foi um pedido de Renato Gaúcho. O contestado atacante conseguiu ajudar na campanha vitoriosa. Jogou em 2022 pelo Ceará, mas atualmente está sem clube.
Everton (26 anos)
Everton Cebolinha apareceu para o futebol mais em 2017. Foi o primeiro grande ano do atacante, que se destacou, principalmente no Mundial. No ano seguinte, se tornou o principal jogador da equipe. Atualmente joga no Flamengo.
Beto da Silva (25 anos)
Pouca gente lembra da passagem dele pelo clube gaúcho. O atacante, que era uma promessa do futebol peruano, não vingou e passou boa parte no departamento médico. Atualmente joga no César Vallejo, do Peru.
Arroyo (35 anos)
Contratado em junho de 2017, o atacante não entrou em nenhuma partida na Libertadores. Ao todo, fez apenas sete jogos com a camisa gremista. Atualmente joga no Barcelona do Equador.