O Grêmio anunciou a renovação de Renato Gaúcho neste domingo (20) até o fim de 2023. Dessa forma, o técnico será o encarregado de montar o elenco para o ano que vem. Assim, o plantel da próxima temporada deverá ter muitas diferenças com relação ao que disputou o Brasileirão Série B em 2022. Ou seja, muitas saídas são especuladas.
Goleiro do Tricolor Gaúcho deve ser emprestado
Caso o Grêmio contrate um goleiro experiente, Gabriel Grando deverá ser emprestado para adquirir mais experiência. Titular na maior parte dos jogos do Brasileirão Série A em que o Tricolor Gaúcho caiu em 2021, o arqueiro que era conhecido como Chapecó perdeu espaço para Brenno na temporada recém-encerrada.
Laterais do Grêmio que podem sair
Emprestado pelo Mirassol, Rodrigo Ferreira não conseguiu ter uma boa performance com a camisa do Grêmio. Como não fez as 25 partidas com pelo menos 45 minutos jogados em cada, o Tricolor Gaúcho não terá a obrigatoriedade da compra automática do atleta. Portanto, a tendência é que o lateral-direito deixe a Arena. Já os dois da esquerda na posição também podem sair de Porto Alegre. Enquanto Nicolas está emprestado pelo Athletico-PR, Diogo Barbosa tem contrato até o fim de 2023, mas interessa a outros clubes.
Kannemann ainda não renovou
Um dos grandes ídolos da história recente do Grêmio, Walter Kannemann tem o contrato terminando em dezembro. Como pouco atuou na temporada em virtude de lesões musculares e é um jogador considerado caro, a saída do zagueiro argentino não é descartada. Conforme informações do UOL Esporte, três clubes do país do defensor teriam procurado o atleta: Lanús, Racing e Boca Juniors. Mas Kannemann prioriza a permanência em Porto Alegre, segundo a mesma publicação.
Meias com situações indefinidas
Remanescentes do rebaixamento de 2021, Thiago Santos e Lucas Silva possuem contratos até dezembro de 2023. Contudo, os volantes estão longe de caírem nas graças do torcedor do Grêmio. Ainda que ambos tenham a confiança de Renato Gaúcho, o Tricolor Gaúcho não dificultaria uma eventual saída da dupla. Já Campaz foi o jogador mais caro da história do Imortal. Adquirido no ano passado por quatro milhões de dólares (cerca de R$ 21 milhões na cotação da época) junto ao Tolima, o meia colombiano nunca correspondeu. Assim, se especula que o jogador retorne ao seu país de origem.
Futuro de atacantes
Muito criticado pelos gremistas, Janderson deve retornar ao Corinthians, que também não irá aproveitar o atacante. Já Ferreira interessa a clubes como Flamengo, São Paulo e Palmeiras. Inclusive, se especula uma troca taco a taco com o Verdão pelo centroavante Breno Lopes. Por fim, Diego Souza se recupera de uma cirurgia para correção de hérnia inguinal. Dessa forma, sua renovação ainda é uma incógnita, por conta de seus problemas físicos e de peso. Mas Renato deverá pedir a permanência do centroavante, que já declarou encerrar a carreira caso não acerte com o Imortal.