O primeiro tempo entre Bélgica x Canadá, jogo que ocorre na tarde desta quarta-feira, no Ahmedi bin Ali Stadium, pelo Grupo F da Copa do Mundo, foi marcado por polêmica de arbitragem. Pouco tempo depois de ter perdido pênalti, o Canadá reclamou de nova infração, desta vez não marcada.
Aos 13, o zagueiro belga Vertonghen derrubou Jonathan David dentro da área, porém, o assistente apontou impedimento do atacante, de forma errada segundo o comentarista da Globo, Paulo César Oliveira, já que Hazard foi quem habilitou a posição legal do adversário.
“Estava analisando com o nosso time da Central do Apito. Tem a primeira disputa na área, mas quem efetivamente dá o passe para trás é o Hazard e ele já não estava disputando a bola. A primeira bola rebatida foi do Witzel e quem dá o passe para trás é o Hazard. Claramente ele não está disputando, tem o controle do movimento. Portanto, não tinha o impedimento porque a bola veio do adversário e aí o Vertoghen cometeu o pênalti. O VAR deveria ter recomendado a revisão”, analisou o ex-árbitro.
Dois minutos antes do lance polêmico, o Canadá havia desperdiçado pênalti com Davies.
A Bélgica mostrou eficiência e conseguiu abrir o placar aos 43 minutos do primeiro tempo, com gol de Batshuayi.