Após dominar o GP de Interlagos no último fim de semana, a Mercedes conseguiu mais uma razão para acreditar que pode ser vice-campeã, tanto no campeonato de pilotos como no de construtores da Fórmula 1.
Nesta sexta-feira (18), a equipe alemã conquistou a dobradinha, na primeira sessão de treino livre para o Grande Prêmio de Abu Dhabi.
O heptacampeão mundial Lewis Hamilton fez a melhor volta. Ele pilotou para 1.26.663 (um minuto, 26 segundos e 633 centésimos).
O companheiro de equipe, George Russell, fez o segundo melhor tempo. O britânico guiou para 1.26.853.
O resultado dá otimismo para a Mercedes. A escuderia chefiada por Toto Wolff ainda luta pelos dois vice-campeonatos (pilotos e construtores) da Fórmula 1.
George Russell está em quarto lugar e tem 265 pontos, 25 a menos que Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull Racing).
Para ultrapassar os rivais, o britânico é obrigado a vencer o GP de Abu Dhabi e também conquistar o ponto extra referente à volta mais rápida da prova. Além disso, George Russell precisa que Leclerc e Pérez não façam nenhum ponto.
Em relação ao campeonato de construtores, a Mercedes está em terceiro lugar. Tem 505 pontos, 19 a menos que a Ferrari.
Algumas ressalvas devem ser feitas, apesar do cenário inicialmente favorável para a empresa alemã, no GP de Abu Dhabi.
O atual bicampeão da Fórmula 1, Max Verstappen, foi substituído pelo novato Liaw Lawson e, portanto, não competiu na sessão de treino livre.
O mesmo ocorreu com Carlos Sainz. A Ferrari substituiu o espanhol pelo novato russo Robert Shwartzman.
O Grande Prêmio de Abu Dhabi está marcado para ocorrer neste domingo (20), às 10h, no circuito Yas Marina. Esta é a última prova da atual temporada da Fórmula 1.
How FP1 finished in Abu Dhabi… ⏱️
TOP 10:
Hamilton
Russell
Leclerc
Perez
Lawson
Vettel
Shwartzman
Ricciardo
Bottas
Albon#AbuDhabiGP #F1 pic.twitter.com/Gx976rgrpB— Formula 1 (@F1) November 18, 2022