Laurent Mekies, da Ferrari, explicou e defendeu a estratégia que a equipe fez no carro de Charles Leclerc na qualificação do GP do Brasil de Fórmula 1. Com a chuva chegando para o Q3 em Interlagos, Leclerc foi o único piloto a se aventurar com pneus intermediários, enquanto os outros nove pilotos escolhiam os macios.
Leclerc não parou para corrigir o problema na volta de saída; em vez disso, se comprometeu com uma volta rápida, antes de abortá-la para trocar pelos macios. No entanto, a chuva começou a cair durante o período de bandeira vermelha para recuperar a Mercedes de George Russell; isso deixou o monegasco em 10º sem ter completado uma volta no Q3.
Falando após o último erro, o diretor de corridas Mekies defendeu a tática, embora não tenham feito a mesma com Carlos Sainz. “Foi uma qualificação difícil, pois foi muito, muito intensa para todas as equipes de F1; foi o tipo de qualificação em que você precisa fazer muitas chamadas. Algumas das que fizemos funcionaram, outras funcionaram menos. É frustrante porque colocamos os dois carros no Q3”, disse ele à mídia.
“Por um lado, você tem a pista ainda seca, e há a regra de ouro na F1 segundo a qual se deve entrar na pista quando estiver seca. Entretanto, estávamos esperando uma chuva forte iminente e separamos os carros. Dependendo do momento exato da chuva, você terá um piloto feliz e um triste. Isso é exatamente o que aconteceu. A chuva veio um ou dois minutos atrasada para Charles”, acrescentou.
‘Ferrari vai tirar pontos positivos’, diz Mekies após falha com Leclerc no GP do Brasil de Fórmula 1
A temporada da Ferrari na Fórmula 1 2022 teve uma série de erros estratégicos, com a equipe adicionando a isso um incidente anterior na qualificação, onde Leclerc ficou preso no pit lane enquanto a equipe debatia quais pneus colocar no carro.
Mekies, porém, está confiante de que a equipe aprenderá as lições necessárias e erradicar erros em eventos futuros. “Tivemos muitas, muitas boas sessões de qualificação este ano, inclusive em condições muito complicadas como hoje. Sempre há muito o que aprender sobre as decisões certas que você tomou e as menos certas. Certamente, é algo que separamos para analisar em detalhes. Com certeza usaremos o dia de hoje para dar mais um passo juntos”, explicou.
A prova do GP do Brasil de F1 é domingo, às 15h (horário de Brasília). Depois, a categoria fecha o ano com o GP de Abu Dhabi, no dia 20, às 10h.