A espera acabou. Nesta segunda-feira (07), a seleção brasileira oficializou a lista com os 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo 2022, no Qatar. Protagonista no futebol sul-americano, com títulos da Copa do Brasil e Libertadores, o Flamengo terá dois representantes na competição que se inicia oficialmente no próximo dia 20 de novembro.
Conforme havia sinalizado, Tite convocou o meio-campista Everton Ribeiro e o atacante Pedro. A dupla esteve na última lista dos amistosos contra Gana e Tunísia, em setembro, e estão em alta na equipe rubro-negra. O camisa 8 participou de cinco jogos nas Eliminatórias e de amistoso, enquanto Pedro foi acionado contra Tunísia e balançou as redes.
Pedro em 2022: 59 jogos – 29 gols e 4 assistências
Everton Ribeiro: 63 jogos – 7 gols e 10 assistências
Everton Ribeiro e Pedro são os jogadores do Flamengo convocados para representar o Brasil na Copa do Mundo. 🔴⚫️
📸: Lucas Figueiredo / CBF#Brasil pic.twitter.com/d7cOMpIsjl
— Flazoeiro (@CanalFlazoeiro) November 7, 2022
TRAJETÓRIA DO BRASIL ATÉ A COPA DO MUNDO
Desde o revés para Bélgica na Copa da Rússia, o Brasil acumula e ostenta um desempenho quase que impecável. Neste ciclo atual, são 50 jogos realizados, com 37 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas. Ou seja, um aproveitamento de expressivos 80,7%. O ataque também se mostrou avassalador e a defesa sólida: 111 gols anotados (média de 2,22 por jogo) e somente 19 tentos sofridos (média de 0,38 por jogo).
Nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, a seleção brasileira sobrou, carimbando o seu passaporte para mais uma edição do Mundial com muita antecedência. O único apontamento de crítica sobre esta preparação foi a falta de oponentes da primeira “prateleira” da Europa. Dentro de quatro anos, a República Tcheca foi a única seleção do Velho Continente que o Brasil enfrentou em amistoso.