Flamengo não tinha dois jogadores na Copa do Mundo com a seleção brasileira desde 1998
Rubro-Negro teve dois atletas convocados por Zagallo naquela ocasião
Pedro e Éverton Ribeiro representarão a seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, no Catar, e colocarão o Flamengo no Mundial com o Brasil. O que chama a atenção é que eles quebram uma sequência de 24 anos em que a seleção não tinha no plantel dois atletas do Flamengo convocados lado a lado.
Eles repetem o que foi feito em 1998, quando Mario Jorge Lobo Zagallo convocou dois jogadores do Rubro-Negro para o Mundial na França. Naquela ocasião, foram para a Copa do Mundo o zagueiro Junior Baiano, que foi titular no torneio, e o lateral-esquerdo Zé Roberto – que posteriormente se tornaria meio-campista – como reserva de Roberto Carlos.
Além disso, Pedro e Éverton Ribeiro quebram uma escrita de 12 anos sem nenhum jogador sequer do Flamengo convocados pelo Brasil para uma Copa do Mundo. O último havia sido em 2010, quando Dunga convocou o volante Kléberson para a disputa do Mundial da África do Sul.
Veja todos os jogadores do Flamengo que já defenderam a seleção brasileira em Copas do Mundo
Em 1930, o Fla teve dois jogadores com o Brasil. Foram eles o meia Benevenuto e o atcante Moderato. Em 1938 foram três representantes: o goleiro Walter, o zagueiro Domingos da Guia e o atacante Leônidas da Silva. Em 1950, o Flamengo teve dois jogadores, que foram o zagueiro Juvenal e o meia Bigode. Em 1954, foram três: o volante Dequinha, o meia Rubens e o atacante índio.
No ano do primeiro título do Brasil, em 1958, o Flamengo enviou quatro jogadores. Foram eles o meia Moacir e os atacantes Zagallo, Dida e Joel. Em 1966, dois jogadores foram pelo Fla ao Mundial. Foram eles o lateral Paulo Henrique o atacante Silva Batuta.
No ano do tri, em 1970, o Flamengo teve como representante o zagueiro Brito. Em 1974 foram mais dois atletas: o goleiro Renato e o meia Paulo Cézar Caju. Em 1978, mais dois: o lateral Toninho Baiano e o meia Zico. Em 1982, além de Zico, também representaram a equipe na seleção os laterais Leandro e Júnior. Em 1986, Zico foi mais uma vez, além do meia Sócrates. Em 1990, foram mais dois jogadores, sendo eles o goleiro Zé Carlos e o atacante Renato Gaúcho.
Em 1994, ano do tetra, o Flamengo teve no plantel o gleiro Gilmar. Em 1998 foram os já citados Júnior Baiano e Zé Roberto. No ano do penta, em 2002, o jogador que foi chamado pelo Flamengo foi o meia Juninho Paulista. Em 2010, o último chamado até Pedro e Éverton Ribeiro, havia sido Kléberson.