Home Automobilismo F1: Verstappen fica perto de pegar suspensão após acidente com Hamilton; entenda

F1: Verstappen fica perto de pegar suspensão após acidente com Hamilton; entenda

Bicampeão de Fórmula 1 sofreu penalidade ao tocar piloto da Mercedes no GP do Brasil no último fim de semana

Arthur Santos Eustachio
Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas. Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen. No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Max Verstappen recebeu dois pontos de penalidade pela colisão com Lewis Hamilton no GP do Brasil. Portanto, o bicampeão mundial tem sete pontos de penalidade no total. Na F1, doze pontos de penalidade resultaram em desqualificação.

Ainda assim, o holandês não precisa preocupar-se muito, pois as duas penalidades que recebeu na última corrida são as primeiras que sofreu este ano – ao contrário do que ocorreu no passado. Especialmente durante a acalorada temporada de 2021, na qual Verstappen estava constantemente competindo contra Hamilton, o piloto recebeu tantos pontos de penalidade que uma desclassificação numa corrida estava praticamente certa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Este ano, porém, Verstappen não deve contar com isso. Possuindo sete pontos de penalidade, ele ainda tem um bom saldo; porque é muito incomum para um piloto de Fórmula 1 levar mais de três pontos de penalidade numa corrida; então, nesta temporada é improvável que Verstappen atinja o limite.

Além disso, o principal atenuante para Verstappen é que os pontos de punição também expiram. Eles permanecem válidos por um ano. Assim, Verstappen perderá dois pontos em 22 de novembro, depois mais três em 5 de dezembro. Caso não incorra em novas infrações em Abu Dhabi, começará a próxima campanha com só os dois pontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por acidente com Hamilton, Verstappen pode ficar suspenso por uma corrida; sistema de penalidades não agradou alguns pilotos da F1

O sistema de penalidade da F1 recebeu muitas críticas este ano, sobretudo de Pierre Gasly. O piloto da AlphaTauri está atualmente com 10 pontos de penalidade devido a infrações que segundo ele são leves. Ao contrário de Verstappen, contudo, Gasly tem que esperar um pouco mais antes de seus pontos expirarem; por isso, deverá pilotar com cuidado extra na última corrida do ano.

O GP de Abu Dhabi ocorre no dia 20, às 10h (horário de Brasília), no Circuito de Yas Marina.

Better Collective