F1: relembre a dobradinha brasileira no GP do Brasil de 1986
Piquet e Senna dominaram a prova que foi realizada no extinto autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro recebeu a primeira etapa do mundial de Fórmula 1 de 1986. Na ocasião, a prova aconteceu no autódromo de Jacarepaguá e garantiu uma dobradinha brasileira, com vitória de Nelson Piquet e segundo lugar de Ayrton Senna.
Enquanto Senna era piloto da Lotus e despontava como um grande fenômeno nas pistas, Piquet já era bicampeão mundial e estava fazendo a sua estreia na Williams, em busca do tricampeonato que viria no ano seguinte.
O jovem paulista demonstrou grande superioridade no treino classificatório e garantiu o primeiro tempo ao lado do carioca, que ficou com a segunda posição. Além da dobradinha brasileira no grid, Senna anotava a sua primeira pole position em território nacional, o que animou a torcida presente em Jacarepaguá.
Na segunda fila estavam Nigel Mansell, da Williams, e René Arnoux, piloto da Ligier. Alain Prost, que foi o campeão da temporada de 1986, largou em uma distante nona colocação.
A Corrida
Senna obteve uma boa largada e conseguiu manter a ponta. Na briga interna das Williams, Mansell superou Piquet e passou a ameaçar a liderança de Ayrton. Atrapalhado e afobado, o Leão cometeu um erro na curva Sul e acabou na grama.
Desta forma, Piquet reassumiu a segunda colocação e passou a perseguir Senna, obtendo a ultrapassagem no mesmo ponto onde Mansell derrapou. Em segundo, Ayrton optou por preservar o conjunto de sua Lotus e se manteve atrás de Nelson no decorrer da prova.
Alain Prost, que largou em nono, buscou uma corrida de recuperação, mas abandonou após um motor estourado na volta de número 30. Sem ameaças, Piquet abriu o caminho para a vitória com Ayrton Senna em segundo, o que trouxe uma grande comemoração para os brasileiros que lotaram o autódromo.
Esta foi a segunda dobradinha brasileira em um GP do Brasil. A primeira aconteceu em 1975, com José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi.
A próxima etapa do mundial de Fórmula 1 acontece neste domingo (13), em Interlagos. Com transmissão da Band, a corrida tem o seu início às 15 horas de Brasília.