F1: Horner, da Red Bull, dá conselho à FIA sobre regras financeiras
Chefe falou novamente das normas orçamentárias na Fórmula 1 e deu dica à entidade que cuida da categoria; leia mais
Christian Horner espera que a FIA faça bom uso da multa de US $ 7 milhões da Red Bull e sugere que o dinheiro deva beneficiar “campeonatos em dificuldades”. Trata-se de uma referência aos problemas da W Series.
A Red Bull Racing recebeu na semana passada uma penalidade financeira por violar os regulamentos orçamentários da F1 em 2021; portanto, a equipe tem 30 dias para pagar a multa. Como uma organização sem fins lucrativos, a FIA disse que canalizará o dinheiro de volta para o esporte em nível de base.
Mas Horner fez alusão à W Series feminina – que se encontra em apuros e precisa urgentemente de novos financiamentos – como um campeonato que se beneficiaria de parte do dinheiro. “É uma quantia enorme e, obviamente, depende da FIA o que ela escolhe fazer. Só esperamos que haja bom uso. Obviamente, vemos campeonatos além da Fórmula 1 que lutam no momento”, disse Horner.
Multa ‘draconiana’ de FIA desagradou Horner, chefe da Red Bull F1
Juntamente com a sanção esportiva, uma redução de 10% nos tempos de desenvolvimento aerodinâmico, Horner chamou a punição imposta à sua equipe de “draconiana”. Mas, embora US$ 7 milhões não seja uma quantia pequena, chefe dos austríacos admitiu que tal encargo não terá um impacto material nos resultados; isso devido ao crescimento da Fórmula 1 nos últimos anos e o forte sucesso comercial do esporte.
“Em termos do efeito material na Red Bull, este ano foi um ano forte para nós. De fato, a quantidade de dinheiro que receberemos da Liberty este ano excederá o limite em si; então, a receita de patrocínio na F1 é forte, bem como a receita comercial. Portanto, o limite de custo precisa estar sob análise, porque você tem um fundo de prêmios que excede o limite para as três ou quatro primeiras equipes. Mesmo as equipes na parte de trás provavelmente terão de 70 a 80 por cento de custos cobertos pelo fundo de prêmios”, falou Horner.