Martin Brundle acredita que é curioso que Lewis Hamilton tenha conseguido escapar de um pênalti durante as primeiras voltas do GP de F1 em Abu Dhabi. O piloto da Mercedes estava brigando com o ferrarista Carlos Sainz, quando teve que pegar a estrada de escape na Curva 6 e pular nas zebras.
Hamilton, depois, voltou e conseguiu manter a posição; porém, nas voltas seguintes devolveu a vaga a Sainz, sob instrução do controle da corrida. “Foi a medida correta, sim. Além disso, anunciaram que não haveria mais meio para ganhar vantagem fora da pista; mas, curiosamente, também exoneraram Hamilton”, disse. Ademais, Martin Brundle observa que a confiabilidade da Mercedes foi impressionante no ano, já que foi a única aposentadoria da equipe na F1 2022.
Martin Brundle elogia a confiabilidade de Hamilton e da Mercedes na F1 2022
“O único problema em tudo isso, no entanto, foi o dano por baixo da Mercedes de Lewis Hamilton; contudo, ele recebeu uma ajuda parcial em sua primeira e única parada para pneus duros na volta 18; por isso, eles puderam assim ajustar a asa dianteira para auxiliar no equilíbrio aerodinâmico, muito importante na Fórmula 1”, observou Brundle.
“Depois, Lewis Hamilton foi muito rápido até sofrer a primeira e, aliás, única aposentadoria mecânica da Mercedes nesta temporada, que conta com 22 GPs e três corrida sprints. De fato, foi impressionante”, concluiu.
A corrida em Abu Dhabi no último domingo marcou o fim de temporada 2022 de F1. Max Verstappen (454 pontos), bicampeão no esporte, e a Red Bull (759 pontos) venceram os campeonatos de pilotos e de construtores, respectivamente. Por outro lado, a equipe Ferrari (554 pontos) e seu piloto Charles Leclerc (308 pontos) conquistaram os segundo lugares.