Nesta terça-feira (29), Irã e Estados Unidos decidiram a classificação para a segunda vaga das oitavas de final do Grupo B da Copa do Mundo 2022.
Até hoje, as duas seleções haviam se enfrentado apenas duas vezes, uma em amistoso e outra na Copa do Mundo de 1998. Na copa, os iranianos venceram por 2 a 1 e no amistoso, as seleções empataram por 1 a 1.
Estados Unidos dita o ritmo do jogo
Por ter a vantagem na tabela de classificação, os iranianos atuaram postados em seu campo de defesa e focaram no trabalho sem a bola. A partida começou exatamente com este desenho, os americanos dominando a posse de bola e todas as ações ofensivas e com o time do Irã fechado atrás no aguardo de uma boa chance para contra-atacar. Nos 20 primeiros minutos de jogo, os Estados Unidos tiveram 50% de posse de bola e o Irã, 34%, com a redonda ficando em disputa no restante do tempo.
Os Estados Unidos seguiram melhor durante o primeiro tempo e chegaram na área iraniana com maior frequência, mas sem levar muito perigo. Aos 35, já haviam sido seis finalizações, mas apenas duas foram no alvo. As outras quatro foram ou para fora ou bloqueadas pela defesa.
Aos 38′, o time americano enfim furou as barreiras iranianas, com Christian Pulisic, que recebeu um bom passe de cabeça de Sergiño Dest pelo meio da área e finalizou para o fundo das redes, marcando o seu primeiro gol em Copas do Mundo. 1 a 0. Antes do final do primeiro tempo, os Estados Unidos marcaram mais um gol, com Tim Weah, mas o gol acabou anulado por impedimento.
Ao final da etapa inicial, os americanos haviam retido 53% da posse de bola, finalizado nove vezes e trocado 260 passes (88% de precisão) para abrir a defesa iraniana com paciência e tirar o zero do placar. Os iranianos optaram por uma estratégia mais defensiva e tiveram apenas 32% de posse, 143 passes (71% de precisão) e nenhuma finalização.
Irã tenta, mas não leva perigo
Atrás no placar, o Irã voltou para o segundo tempo com outra mentalidade e passou a pressionar os americanos com sua linha de ataque. No entanto, sua linha de defesa não acompanhava a linha de frente isso dava espaços para os Estados Unidos jogarem pelo meio e contra-atacarem em velocidade.
Precisando apenas do empate para se classificar, o Irã passou a ter mais bola e começar a controlar as ações de ataque da partida. Considerando somente a posse de bola do segundo tempo, aos 75′, eles já haviam a retido por 44% do tempo e chegado em duas finalizações, mas sem acertar o alvo. Na melhor chance que teve, com Taremi, ele havia feito falta no início da jogada.
Quando o relógio passou dos 80′, o técnico Gregg Berhalter previu que a pressão dos iranianos aumentaria ainda mais e reforçou sua defesa com Zimmermann e Moore, zagueiros de maior presença, formando um posicionamento defensivo baseado em um 5-4-1.
No momento do início dos acréscimos, a seleção persa já era superior em relação à americana na posse de bola durante o segundo tempo (57% a 43%) e lutava a todo custo pelo gol de empate. Os Estados Unidos brigavam para sair no contra-ataque e matar a partida.
Aos 94′ a seleção iraniana quase chegou ao empate após uma boa finalização de cabeceio que passou perto da trave esquerda dos americanos e seguiu pressionando no ataque em busca do gol da classificação, mas esbarrou na muralha azul que foi formada à sua frente e não conseguiu o milagre das oitavas.
O jogo terminou em 1 a 0 para os Estados Unidos, que voltam a disputar um mata-mata de Copa do Mundo pela primeira vez depois de 2014.
Classificação e oitavas
Na outra partida, a Inglaterra venceu País de Gales e conseguiu se classificar na primeira colocação. Os Estados Unidos passaram em segundo e encaram a seleção da Holanda no próximo sábado (03). Os ingleses jogarão contra a surpreendente seleção de Senegal.
O Irã, apesar da ótima Copa do Mundo que fez, amargou a terceira posição, com três pontos e País de Gales ficou em último.
Ficha técnica
Irã x Estados Unidos
Data: 29/11/2022, 16:00
Estádio: Al Thumama
Gols: 38′ Pulisic
Substituições – IRÃ: 45′ Ghoddos (Azmoun), 71′ Torabi e Jalali (Nourollahi e Haji Safi); 77′ Ansarifard (Gholizadeh)
Substituições – EUA: 45′ Aaronson (Pulisic), 65′ Acosta (McKennie), 77′ Wright (Sargent), 81′ Zimmerman e Moore (Dest e Weah)
Irã (4-4-1-1): Beiranvand – Mohammadi, Pouraliganji, Hosseini, Rezaeian – Haji Safi (c), Nourollahi, Ezatolahi, Gholizadeh – Taremi – Azmoun
Técnico: Carlos Queirós
Estados Unidos (4-3-3): Turner – Dest, Carter-Vickers, Ream, Robinson – Musah, Tyler Adams (c), Weston McKennie – Weah, Sargent, Pulisic
Técnico: Gregg Berhalter