Formado na base do Cruzeiro desde os 7 anos de idade, Vitinho fez sua estreia e única partida pelo clube em 2018. Pouco depois, foi para o Cercle Brugge, da Bélgica, e não se adaptou. Então, foi chamado por Kompany, ex-jogador do Manchester City e atualmente técnico do Burnley, para atuar no clube. Hoje, faz boa temporada no clube que lidera a segunda divisão inglesa.
Ainda no Cruzeiro, o lateral era considerado uma promessa e chegou a atuar nas seleções brasileiras de base, junto a Vinicius Júnior, Rodrygo e Paquetá. Após sua estreia, despertou interesse do Monaco-FRA e do Cercle Brugge-BEL. Vitinho escolheu o clube belga, mas passou dificuldades em seu começo.
“O Monaco me queria, mas eu precisaria passar um tempo no Cercle Brugge, na Bélgica, para adaptação. Fiquei longe da minha família pela primeira vez e foi complicado, mas não me arrependo porque precisava de um tempo até me acostumar na Europa” revelou o lateral, que também afirma ter tido problemas de lesão e com o idioma local.
Após sair do Cruzeiro, o lateral superou dificuldades e chamou atenção do seu atual técnico
Nas temporadas seguintes, Vitinho conseguiu fazer boas apresentações e chamou atenção de Vincent Kompany, técnico do Anderlecht na época. “Joguei contra ele várias vezes e o meu treinador me disse que ele tinha gostado de mim. O Kompany telefonou para várias pessoas para saber como eu era”, contou o lateral que começou na Raposa.
Quando Kompany foi contratado pelo Burnley, o técnico se lembrou de Vitinho: – Ele me perguntou se eu queria ir para a Inglaterra e me disse que o objetivo era subir para a Premier League. Eu não pensei duas vezes e aceitei. Era a hora de um novo desafio porque estava há quatro anos na Bélgica.
Atualmente no Burnley, Vitinho tem apresentado bom desempenho, marcando dois gols e duas assistências na atual temporada. No momento, o clube é líder da EFL Championship, a segunda divisão inglesa, com 41 pontos em 21 partidas disputadas.