Faltando 13 dias para o inicio da Copa do Mundo 2022, o treinador da seleção brasileira, Tite, divulgou os 26 nomes que disputam a competição no Catar. Sem grandes surpresas, a grande discussão ficou por conta do ataque brasileiro.
Além disso, desde o fim da Copa do Mundo de 2018, a seleção brasileira ainda sob comando de Tite passou por uma evidente renovação, mesmo que lenta. Dessa forma, dos 23 jogadores convocados para Rússia, menos da metade figura na lista do Catar, em 2022. O Torcedores.com resolveu relembrar os nomes que ficaram de fora da competição.
No sistema defensivo está a grande diferença nas duas listas. Entre idas e vindas, seis atletas convocados em 2018, não aparecem na última convocação, sendo eles, Cássio, Fagner, Filipe Luís, Marcelo, Miranda e Pedro Geromel. Os três primeiros foram lembrados na pré-lista, contudo, ficam de fora sobretudo pela concorrência europeia. Entretanto, parte dos torcedores e imprensa, questionam a ausência do lateral do Corinthians, com a convocação de Daniel Alves.
Enquanto no meio-campo, quatro jogadores não fazem parte da “renovação”, curiosamente três deles atuam no país, Fernadinho, Renato Augusto e Paulinho. Outro que ficou de fora é o meia-atacante, Philipe Coutinho, neste caso, o atleta ainda foi lembrado em 2022, todavia, sofreu uma lesão que o impediu de atuar no Catar.
Mudanças no ataque
Por fim, no setor ofensivo, quatro atletas também ficaram de fora, Willian, Douglas Costa, Taison e Roberto Firmino. Enquanto os três primeiros acabaram marcados por passagens questionáveis no Brasil, o atacante do Liverpool vivia a expectativa de uma convocação. Ao passo que retornava à titularidade na Inglaterra, os “concorrentes”, Pedro e Gabriel Martinelli atravessam grande fase, dificultando a disputa.
Com nove atacantes, o ataque da amarelinha passou por uma renovação quase completa. Apenas dois nomes permanecem nas duas convocações, Neymar e Gabriel Jesus. Dessa forma, o surgimento e protagonismo de nomes como Vinícius Júnior e Raphinha, colocam seleção brasileira como um dos grandes poderios ofensivos na Copa do Mundo.
Em suma, a seleção chega com cara nova para o Catar. Ainda mais quando comparado com a Copa de 2014, que conta com apenas três remanescentes, Thiago Silva, Daniel Alves e Neymar.
Lista dos 14 jogadores convocados em 2018 e fora na lista do Catar 2022:
Cássio
Fagner
Marcelo
Filipe Luís
Miranda
Pedro Geromel
Fernandinho
Paulinho
Renato Augusto
Philippe Coutinho
Willian
Roberto Firmino
Taison
Douglas Costa