Nessa edição da Copa do Mundo, novamente Portugal e Uruguai estarão frente a frente. Os dois foram adversários nas oitavas de final do Mundial de 2018, na Rússia, onde os sul-americanos acabaram levando a vantagem.
Na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, portugueses e uruguaios novamente se enfrentarão em um confronto que promete ser decisivo para o futuro da chave.
Além do histórico que confrontos entre essas seleções. Uruguai e Portugal ainda terá a repetição de mais uma rivalidade: Real Madrid e Atlético de Madrid. Ambos estão representados por jogadores, um em cada seleção, em especial, Federico Valverde, na equipe celeste, e João Félix, na seleção portuguesa.
João Félix é tratado como uma das principais estrelas portuguesas da atualidade. O craque de 23 anos brilhou no Benfica, quando ainda era sub-20 e depois se transferiu para o Atlético de Madrid, onde ainda não conseguiu mostrar todo o seu talento.
A temporada 2022/23 de João Félix vem sendo péssima. Ele é reserva no Atlético de Madrid e somente atuou em 38% do tempo. A Copa do Mundo é uma esperança para o atacante voltar a se valorizar e, possivelmente, até mesmo conseguir uma transferência para outro clube europeu.
Ao contrário de João Félix, Valverde vem brilhando no Real Madrid
Por outro lado, Valverde vem tendo uma temporada de destaque. Ele é titular de Carlo Ancelotti e é reconhecido por sua ofensividade e velocidade, ao mesmo tempo em que tem a marcação como um ponto forte. Ele é artilheiro do Real Madrid nessa temporada, com seis gols.
No Uruguai, Valverde já está consolidado como titular, tendo disputado 45 partidas pela seleção. Nesse intervalo, o jovem marcou quatro gols com a seleção uruguaia.