Na próxima terça-feira (29), o duelo entre Estados Unidos e Irã desperta preocupações nas autoridades de segurança e da equipe de arbitragem na Copa do Mundo do Catar.
O histórico de tensão entre os dois países acabou se agravando nos últimos anos principalmente após o assassinato de Qasem Soleimani nos bombardeios de um drone dos Estados Unidos no Aeroporto Internacional de Baghdad em janeiro de 2020.
Dentro de campo, a expectativa de um duelo tenso ficou maior pelo fato de Estados Unidos e Irã realizarem um duelo direto pelo Grupo B, valendo vaga às oitavas de final da Copa do Mundo.
Estados Unidos e Irã promoveram trégua na Copa do Mundo de 1998
As duas seleções se enfrentaram apenas uma vez em Copa do Mundo, na edição de 1998. No entanto, Estados Unidos e Irã optaram na época por mensagens de paz buscando amenizar o ambiente em torno do confronto.
O protocolo de jogo foi quebrado quando jogadores de Irã distribuíram flores aos jogadores norte-americanos, que posaram junto dos iranianos na foto oficial.
Na Copa do Mundo de 1998, Hamid Estili marcou o primeiro gol no final do primeiro tempo e Mehdi Mahdavikia ampliou a vantagem na reta final, dando a vitória para o Irã contra os Estados Unidos.
Porém, a situação polícia entre os dois países desperta maior preocupação para este confronto em 2022. O duelo ocorrerá a partir das 16h, pelo horário de Brasília, nesta terça-feira (29).