Na segunda-feira (7), o treinador Tite anunciará os convocados da seleção brasileira para Copa do Mundo 2022. A lista final com 26 atletas sempre gera expectativa na imprensa e torcedores, afinal, surpresas podem acontecer.
Em 2010, por exemplo, havia expectativa das sensações, Neymar e Paulo Henrique Ganso figurarem na Copa do Mundo da África, algo que não ocorreu. Na mesma convocação, o então treinador Dunga, gerou um longo debate ao optar pelo atacante Grafite, e não o renomado Adriano Imperador, que era campeão brasileiro no Flamengo.
A princípio, com a FIFA realizando um aumento de 23 jogadores para 26, especialmente na Copa do Catar, Tite já admitiu que deve utilizar as vagas “extras” em atacantes e meias. Portanto, o Torcedores.com detalha quais jogadores devem disputar as vagas remanescentes. Vale lembrar, que alguns nomes já estão praticamente carimbados na Copa, são os casos de Neymar, Vinícius Júnior, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Antony, que só devem sair da lista em situação de lesão.
Ao mesmo tempo, outras possíveis duas a três vagas ofensivas estão em jogo nesta reta final do ciclo.
Gabriel Jesus
Um dos principais nomes do Brasil no começo das Eliminatórias e camisa 9 na Copa do Mundo de 2018. Gabriel Jesus passou por algumas oscilações durante o ciclo da seleção até o Catar. Na temporada 2022/23, assinou com o Arsenal e começou a temporada de forma avassaladora, agora registra oito jogos sem marcar. Ainda assim, a possibilidade de atuar em várias faixas do ataque deve ser crucial para uma convocação.
Números 2022/23:
Jogo por clubes: 17
Gols por clube: 5
Gols por jogo: 0,29
Assistências por clube: 6
Convocações (ciclo da Copa): 15
Jogos na seleção: 34
Gols pela seleção: 9
Gabriel Barbosa
Autor do gol do título, Gabigol anotou incríveis 29 gols na temporada. Em contrapartida, o ídolo flamenguista acabou perdendo espaço com Tite em 2022, sobretudo após o treinador começar a observar mais o futebol europeu. Mesmo com bons números, uma convocação neste momento é difícil.
Números 2022:
Jogo por clubes: 62
Gols por clube: 29
Gols por jogo: 0,46
Assistências por clube: 5
Convocações (ciclo da Copa): 6
Jogos na seleção: 14
Gols pela seleção: 3
Gabriel Martinelli
Uma das principais joias do país, Martinelli deve marcar presença na seleção por um bom tempo. Entretanto, com Tite o atacante do Arsenal recebeu apenas duas convocações. Somado a isso, com muitos nomes praticamente garantidos na ponta, dificultam a vida do jogado. Ainda assim, uma convocação seria merecida pelo desempenho do mesmo na Inglaterra.
Números 2022/23:
Jogo por clube: 17
Gols por clube: 5
Gols por jogo: 0,29
Assistências pelo clube: 2
Convocações (ciclo da Copa): 2
Jogos na seleção: 3
Gols pela seleção: 0
Matheus Cunha
Artilheiro na conquista das Olímpiadas, Matheus Cunha ainda não anotou um gol com a camisa do Atlético de Madrid nesta temporada. As atuações abaixo do esperado, tem deixado o paraibano na reserva, com poucos minutos em campo. Na disputa pela ‘9’, uma convocação na segunda-feira pode ser considerado surpresa.
Números 2022/23:
Jogo por clubes: 15
Gols por clube: 0
Gols por jogo: 0
Assistências por clube: 2
Convocações (ciclo da Copa): 7
Jogos na seleção: 8
Gols pela seleção: 0
Pedro
Um dos artilheiros da temporada no Flamengo, o atacante Pedro finalmente encontrou seu espaço no Rubro-Negro. Craque da Copa Libertadores, o centroavante voltou a receber uma convocação, deixando sua marca contra a Tunísia. Resta saber se o pouco tempo na Seleção não influenciará.
Números 2022:
Jogo por clubes: 59
Gols por clube: 29
Gols por jogo: 0,49
Assistências por clube: 10
Convocações (ciclo da Copa): 3
Jogos na seleção: 2
Gols pela seleção: 1
Roberto Firmino
No total, Roberto Firmino recebeu 15 convocações no período pós-Copa. Registra um bom número em gols e assistências no Liverpool, contudo, enfrenta uma disputa acirrada entre centroavantes da seleção. Uma presença entre os 26 convocados é incerta.
Números 2022/23:
Jogo por clubes: 18
Gols por clube: 8
Gols por jogos: 0,44
Assistências por clube: 4
Convocações (ciclo da Copa): 15
Jogos na seleção: 30
Gols pela seleção: 10