A vitória do Brasil sobre a Sérvia por 2 a 0 encerrou a primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. Nas 16 partidas que foram disputadas, 41 gols foram marcados por 20 países diferentes, sendo que Espanha, Inglaterra e França golearam seus oponentes.
É muito raro um jogador fazer mais que dois gols em uma rodada inicial de Copa do Mundo, e ao contrário do que aconteceu em 2002 com Klose (três gols contra a Arábia Saudita) e em 2018 com Cristiano Ronaldo (três gols contra a Espanha), ninguém marcou um hat-trick. Com isso, a disputa inicial pela artilharia ficou dividida entre os seis jogadores que fizeram dois gols em suas partidas: Enner Valencia (Equador), Bukayo Saka (Inglaterra), Mehdi Taremi (Irã), Olivier Giroud (França), Ferrán Torres (Espanha) e Richarlison (Brasil)
Dentre os atuais artilheiros, o que mais cedo deve sair da disputa é Taremi. O Irã está em um grupo complicado, estreou mal e pelo seu estilo de jogo, dificilmente marcará muitos mais gols ou irá longe na competição. Já um dos jogadores entre Richarlison, Ferran Torres, Saka ou Giroud têm mais chances de se tornar o principal artilheiro da Copa do Mundo.
Jogos em que os artilheiros marcaram:
Enner Valência: Equador 2-0 Catar
Bukayo Saka e Medhi Taremi: Inglaterra 6-2 Irã
Olivier Giroud: França 4-1 Austrália
Ferrán Torres: Espanha 7-0 Costa Rica
Richarlison: Brasil 2-0 Sérvia
Demais jogadores que já marcaram nesta Copa do Mundo:
Inglaterra: Bellingham, Sterling, Rashford e Grealish
Holanda: Gakpo e Klaassen
Estados Unidos: Weah
País de Gales: Gareth Bale
Argentina: Lionel Messi
Arábia Saudita: Al-Shehri e Al-Dawsari
Austrália: Goodwin
França: Rabiot, Mbappé
Alemanha: Gündogan
Japão: Doan e Asano
Espanha: Dani Olmo, Asensio, Gavi, Carlos Soler e Morata
Bélgica: Batshuayi
Suíça: Breel Embolo
Portugal: Cristiano Ronaldo, João Félix e Rafael Leão
Gana: André Ayew e Osman Bukari
A segunda rodada começa nesta sexta-feira (25), com Equador x Holanda, Catar x Senegal, País de Gales x Irã e Inglaterra x Estados Unidos.