Assim como Neymar, Danilo é outro desfalque confirmado da seleção brasileira contra a Suíça, na próxima segunda-feira, às 13h (horário de Brasília), no Stadium 974, em duelo da segunda rodada da Copa do Mundo. Éder Militão, lateral-direito do Real Madrid, surge como favorito a assumir o posto, assim superando a concorrência do experiente Daniel Alves, de acordo com o UOL Esporte.
Danilo, que sofreu lesão ligamentar no tornozelo esquerdo durante o segundo tempo da estreia da seleção contra a Sérvia, iniciou fisioterapia nesta sexta com o objetivo de entrar estar apto para o confronto contra Camarões, na próxima sexta-feira, pela última rodada do Grupo G.
A princípio, o caso de Danilo não inspirava muitos cuidados, já que ele dizia estar bem e saiu caminhando normalmente no Lusail Stadium, após ter encerrado a partida no sacrifício. O problema ocorreu após o lateral prender o pé de apoio no gramado ao tentar cruzamento. O exame feito nesta sexta-feira contrariou as expectativas.
Por que Militão é favorito a ficar com a vaga?
Internamente, o elenco entende que Militão é aquele atleta que hoje melhor se encaixa no sistema de jogo do técnico Tite. Como a seleção tem um esquema muito ofensivo, atacando com cinco ou seis jogadores, a necessidade é ter um lateral com características mais defensivas. Importante lembrar que o Brasil joga apenas com um volante de ofício (Casemiro). Lucas Paquetá, usado como segundo volante contra os sérvios, tem mais características de meia.
Não é a primeira vez que Danilo desfalcará a seleção. Durante o ciclo para o Mundial, o lateral da Juventus, foi baixa em dois recentes amistosos. Tite acabou optando justamente por Militão. O treinador formou a linha ofensiva com Paquetá, Neymar, Raphinha, Vini Júnior e Richarlison.
Nas vezes em que Tite escalou Daniel Alves, a seleção teve Fred desde o início e não atuou com Richarlison, autor de dois gols na estreia da Copa.
Daniel Alves é considerado um lateral “construtor”, ou seja, praticamente um volante ou meio-campista mais defensivo.
No momento, o lateral do Pumas-MEX tem poucas chances de entrar na equipe já que Casemiro e Paquetá são alguns dos homens de confiança do treinador.
Tite terá treinamentos neste sábado e domingo para definir os 11 titulares que estarão em campo contra a Suíça.
Neymar, que sofreu lesão ligamentar no tornozelo direito combinada com pequeno edema ósseo, também está fora. Rodrygo e Fred disputam a posição. A primeira manteria a equipe mais ofensiva.