Neste domingo (20), a abertura oficial da Copa do Mundo Fifa Catar 2022 ficou marcada pela anulação do primeiro gol oficial do mundial logo aos três minutos do jogo Catar x Equador.
Na primeira finalização da partida, Enner Valencia aproveitou saída errada do goleiro adversário e abriu o placar para o Equador. No entanto, o árbitro Daniele Orsato anulou o gol após verificação do VAR.
Cabe ressaltar que a análise do gol demorou três minutos na cabine do VAR, comandada pelo italiano Massimiliano Irrati. A detecção de um impedimento causou a anulação do gol.
A transmissão oficial da Copa do Mundo demorou para exibir a imagem que ocasionou a anulação do primeiro gol do Equador no impedimento de Estrada, uma demora que durou mais ou menos dez minutos.
Copa do Mundo: estreia do impedimento semiautomático
Esta demora causou apreensão nos torcedores que acompanhavam a partida, devido à rapidez da exibição das imagens em jogos gerados pela UEFA. Porém, quando a imagem surgiu, a Copa do Mundo 2022 teve o seu primeiro gol anulado pelo impedimento semiautomático.
A nova tecnologia do futebol mundial consiste em 12 câmeras de rastreamento instaladas dentro do estádio, além da captação de movimentação dos jogadores com 29 pontos no corpo de cada jogador. Além disso, um sensor na bola envia 500 dados por segundo para a sala central do VAR.
Com a análise encerrada pelo software, a tecnologia cria uma imagem automaticamente gerada em 3D para detectar impedimento no lance, exibido no telão do Al Bayt Stadium, palco do jogo de abertura da Copa do Mundo.