Se existe um consenso em relação à esta Copa do Mundo, é que ela está sendo recheada de surpresas. Arábia Saudita e Japão mostraram ao Mundo que o futebol está se globalizando e que não existem mais seleções inocentes como antes. Hoje o Irã reiterou essa teoria e Equador e Estados Unidos bateram de frente com as poderosas Inglaterra e Holanda.
Irã faz história com gols nos acréscimos
Pelo Grupo B, o Irã entrou em campo contra País de Gales sabendo que uma derrota significaria a sua eliminação da Copa do Mundo e jogou fazendo jus à ameaça. Os persas dominaram os dragões galeses durante a grande maioria da partida, mas a bola teimava e não entrava, chegando a bater na trave duas vezes seguidas. Quando ia no alvo, o goleiro Hennessey a parava com boas defesas, mas para ironia do destino, ele acabaria sendo o responsável pela derrota galesa.
Após sair mal, Hennessey cometeu falta e acabou expulso, levando o primeiro cartão vermelho desta Copa do Mundo. Com dez em campo, País de Gales não conseguiu segurar a pressão e aos 98′, Cheshmi abriu o placar com o primeiro gol de fora da área do Mundial, e aos 101′, Rezaeian matou a partida com uma estilosa cavadinha. Com a vitória por 2 a 0, o Irã segue vivo na competição e deixou País de Gales em uma situação quase impossível de se contornar.
Catar marca seu primeiro gol…
… Mas é eliminado no processo. Pelo Grupo A, o Catar recebeu o Senegal em uma situação parecida com a do Irã: se fosse derrotado e Holanda e Equador empatassem em sua partida, seria eliminado. Dito e feito. A seleção senegalesa jogou bem, abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo e se deu ao luxo de tentar administrar a partida. Isso deu à seleção catari o espaço necessário para jogar melhor e fazer história com Muntari, que marcou de cabeça durante o segundo tempo.
No entanto, o gol dos donos da casa serviu apenas para acordar o leão adormecido e os senegaleses mataram a partida com um terceiro gol. A vitória por 3 a 1 deixa Senegal com boas chances de avançar para as oitavas (jogam contra Equador) e eliminou o Catar. Foi a segunda vez na história que a seleção anfitriã acabou eliminada na fase de grupos.
Equador é superior, mas não consegue vencer a Holanda
Quando a Laranja Mecânica abriu o placar logo no começo da partida com golaço do jovem Cody Gakpo, a expectativa era de que eles iriam dominar e sair de campo com a vitória. Porém, o time do Equador cresceu de produção e passou a ser superior à Holanda. A La Tri empatou com Enner Valencia e deu números finais à partida: 1 a 1. O Equador apenas não venceu porque o outro gol marcado foi anulado por impedimento.
O gol de Enner Valencia foi seu terceiro na competição e o colocou na liderança isolada. O atacante, no entanto, saiu de campo de maca após sentir lesão e corre o risco de não conseguir jogar mais nesta Copa.
EUA são superiores à Inglaterra, mas 0 a 0 embola grupo B
Estados Unidos e Inglaterra fizeram uma partida tática, mas com poucas chances reais criadas. O time americano fui muito superior aos ingleses, tiveram mais finalizações e não marcaram por muito pouco – o meia Christian Pulisic chegou a acertar a trave após uma boa finalização.
O empate deixou o grupo totalmente embolado, com Inglaterra com quatro pontos, Irã com três, Estados Unidos com dois e País de Gales com um. Na última rodada os jogos são Inglaterra x País de Gales e Irã x Estados Unidos.
Resultados
Grupo A:
Catar 1-3 Senegal
Equador 1-1 Holanda
Grupo B:
Inglaterra 0-0 Estados Unidos
Irã 2-0 País de Gales