Esta segunda-feira (21) foi o único dia da fase de grupos da Copa que teve apenas três jogos. O primeiro, às 10h, foi um embate surpreendente entre Inglaterra e Irã. Às 13h, Senegal e Holanda entraram em campo e fizeram um jogo que mostrou porque são favoritos a avançar. A última partida do dia foi Estados Unidos e País de Gales.
Jovens brilham e Inglaterra goleia (Inglaterra 6-2 Irã):
Antes da partida, era esperado que a seleção do Irã fosse dar trabalho para a Inglaterra. Marcado pela linha de seis defensores que utilizou na Copa de 2018, o time persa sabe se defender bem e tinha potencial para complicar a estreia dos Three Lions. Tinha.
O jogo foi marcado por longos acréscimos por conta de lesões de jogadores iranianos e pelas grandes atuações de Jude Bellingham, que marcou o primeiro gol inglês, teve incríveis 96% de acerto em seus passes e Bukayo Saka, que marcou dois gols e foi eleito o nome do jogo. Sterling, Rashford e Grealish foram os responsáveis pelos números finais da goleada. Harry Kane não marcou, mas fez o papel de pivô muito bem e deu duas assistências.
Todos os gols foram marcados por estreantes em Copas do Mundo.
Senegal é melhor, mas esbarra em goleiro estreante (Senegal 0-2 Holanda)
O técnico holandês Louis Van Gaal demorou para definir quem seria o goleiro titular de seu time, mas mostrou hoje que a demora valeu a pena. O escolhido foi o camisa 23, Andries Noppert e ele recompensou a confiança do treinador com quatro defesas que garantiram que sua seleção não fosse derrotada.
A partida foi equilibrada durante todo o primeiro e parte do segundo, mas então a seleção senegalesa despontou e foi superior. Ao final da partida, os Leões de Teranga tiveram mais finalizações (15 x 10) e mais chutes no alvo (4 x 3), mas quem marcou foi a Laranja Mecânica.
Aos 84’, o Cody Gakpo marcou em sua primeira aparição em Copas do Mundo e quebrou totalmente o ímpeto senegalês. Davy Klaassen marcou o segundo aos 90+9 e deu números finais ao jogo.
Estados Unidos e Gales em perfeito equilíbrio (Estados Unidos 1-1 País de Gales)
Em uma partida marcada por dois tempos distintos, com cada uma das seleções melhor em uma etapa, Estados Unidos e País de Gales fizeram o primeiro empate desta edição da copa do Mundo.
No primeiro tempo, Timothy Weah marcou para os americanos com ótima assistência de Christian Pulisic. No segundo, Gareth Bale sofreu pênalti e converteu a cobrança, empatando e se tornando o primeiro galês a marcar em uma Euro e em uma Copa do Mundo. Foi o primeiro gol dos dois em uma Copa do Mundo.
Os próximos jogos:
Grupo C:
7h: Argentina x Arábia Saudita
13h: México x Polônia
Grupo D:
10h: Dinamarca x Tunísia
16h: França x Austrália