A Copa do Mundo de 2022 já tem sua primeira seleção eliminada do torneio nesta sexta-feira (25). E é justamente o país-sede do certame, o Catar, esta equipe a não poder mais avançar para as oitavas de final depois dos resultados das partidas do dia.
A seleção qatari foi novamente derrotada nesta sexta, perdendo por 3 a 1 para o Senegal na abertura da segunda rodada do Grupo A. A derrota, aliada também ao resultado negativo sofrido na partida de abertura, quando perdeu para o Equador, deixam o país-sede do Mundial com zero ponto em duas rodadas. O resultado, por si só, deixou a situação do Catar complicada, mas já definida com a partida seguinte do grupo.
O empate entre Holanda e Equador, por 1 a 1, foi o resultado a praticamente eliminar o time da casa da Copa do Mundo. Os dois times agora lideram a chave com quatro pontos, dando um passo bastante importante para tentar as vagas na fase de oitavas de final.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJsUndQTk5pSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Sem marcar pontos, o Catar ainda tem a Holanda pela frente na última rodada. Como só pode somar três pontos se vencer, não tem mais chance de ultrapassa tanto holandeses como equatorianos em caso de triunfo diante da Laranja. E nem mesmo tirar uma possível vaga do Senegal, que somou seus primeiros pontos na Copa ao vencer o país-sede.
Lift off for Senegal 🙌@adidasfootball | #FIFAWorldCup
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 25, 2022
Desde a implantação do formato atual de fase de grupos e mata-mata a partir das oitavas, em 1986, somente em 2010 o país-sede (a África do Sul) foi eliminado na primeira fase do Mundial. Todos os outros se classificaram e chegaram, no mínimo, nas oitavas de final dos respectivos torneios.