O técnico Tite convocou nesta segunda os 26 atletas vão para a Copa do Mundo 2022, no Catar, para representarem o Brasil. A lista é recheada de nomes conhecidos e com poucas surpresas, exceto sobre uma, que para muitos se trata de um nome desconhecido, mas que tem brilhado na Europa.
O nome em questão é Gabriel Martinelli, atacante titular do Arsenal e um dos principais jogadores da equipe que lidera a Premier League. E é ele o jogador mais jovem convocado por Tite para a disputa do Mundial. Martinelli nasceu no dia 18 de julho de 2001 e tem 21 anos, sendo o mais novo da lista do técnico da seleção. Além dele, o Brasil também tem Rodrygo com 21 anos e nascido em 2001, mas no dia 9 de janeiro.
Em contrapartida, o jogador mais velho da lista de Tite também gerou alguma surpresa. Foi Daniel Alves, de 39 anos, que não entra em campo há quase dois meses, quando defendeu o Pumas pelo Campeonato Mexicano. Ele vem treinando com o Barcelona B e foi chamado para a Copa do Mundo.
Gabriel Martinelli foi do Ituano direto para o Arsenal
O atacante de 21 anos começou nas divisões de base do Corinthians, mas saiu ainda no sub-15 para defender o Ituano, onde se formou e se moldou como a grande promessa do clube em muitos anos. Estreou na equipe em 2018, com apenas 17 anos, e marcou quatro gols em 20 jogos. Em 2019 voltou à base para disputar a Copa São Paulo e brilhou com seis gols em quatro partidas. No Paulistão do mesmo ano, fez sua despedida em grande estilo do Ituano, com seis gols e três assistências em 14 partidas.
Foi comprado pelo Arsenal e tem se firmado cada vez mais na equipe. Ele chegou à sua quarta temporada com a camisa dos Gunners como titular absoluto e dono da ponta-esquerda. Já são 102 jogos com a camisa do Arsenal e 23 gols anotados pelo clube desde 2019.