Conheça o Ñublense, time que garantiu vaga na Libertadores 2023
Modesto time de Chillán, no Chile, jogará sua primeira Libertadores no ano que vem
Com o empate em casa diante do Colo-Colo neste domingo (6), o Deportivo Ñublense se sagrou vice-campeão do Campeonato Chileno de 2022.
A posição, inclusive, rendeu ao clube de Chillán, a segunda vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023. Essa será a primeira vez que a equipe disputará a maior competição do continente.
A equipe chilena, apesar de 106 anos de história, disputará apenas sua terceira competição continental.
O Ñublense estreou na Sul-Americana em 2008 e jogou, neste ano, sua segunda edição do torneio. Em ambas as participações, porém, o clube foi eliminado na primeira fase.
Com a histórica campanha no chileno, os diablos rojos ficaram atrás apenas do Colo-Colo. Com 52 pontos, o clube teve 14 vitórias, 10 empates e seis derrotas em 30 partidas.
Sob o mesmo ponto de vista, a equipe marcou 46 gols, sendo o terceiro melhor ataque da competição, além de saldo positivo de 14 gols. Por fim, teve ainda a quarta melhor defesa.
Simultaneamente, na atual edição da Copa do Chile, o Ñublense foi eliminado pelo Huachipato nas quartas de final.
Destaques do Deportivo Ñublense
O artilheiro da equipe na competição foi Alexander Aravena, 20 anos, responsável por 11 gols e 3 assistências. O jovem atacante vestiu a camisa 16 nesta temporada.
Porém, Aravena está emprestado pela Universidad Católica com fim do contrato em dezembro. Assim, antes de tudo, se quiser contar com o talento chileno, o Ñublense precisará investir no atacante que tem valor de mercado de 700 mil euros (3,5 milhões de reais).
Sendo assim, os diabos vermelhos já se movimentam para adquiri-lo em definitivo, tendo em vista a desafiadora temporada que terão em 2023.
O time treinado por Jaime Garcia tem baixa média de idade de pouco mais de 26 anos e conta com apenas 4 jogadores estrangeiros, 3 argentinos e um uruguaio.
Um dos estrangeiros, aliás, é Frederico Mateos, argentino de 29 anos com tímida história no futebol local, mas peça importantíssima para o atual momento de seu time.
Desde que chegou, em 2018, o camisa 20 rojo, é um dos principais jogadores do time. Assim, na atual edição, Mateos contribuiu com 3 gols e 1 assistência.
Além disso, em 2021, Mateos figurou entre os melhores do campeonato, apesar do Ñublense ter ficado em sétimo na tabela.
Assim como Mateos, outros jogadores fizeram um bom papel no ano e se tornaram destaques do Ñublense, como por exemplo:
Hernán Muñoz (goleiro) e Rafael Caroca (meia), além dos atacantes Patricio Rubio e Nicolás Guerra. Caroca, camisa 5 do time, atua ainda mais recuado na primeira linha.
O time de Chillán, cidade central do Chile com 200 mil habitantes, atua no Estádio Nelson Oyarzún Arenas com capacidade para 12 mil torcedores.