Quando Tite pronunciou, na segunda-feira (07) passada, “Daniel Alves do Pumas”, os resmungos começaram. A tendência da convocação do veterano de 39 anos se confirmava. Mesmo que já esteja muito aquém daquele lateral-direito do Barcelona que foi o melhor do mundo da posição, Daniel Alves estará de volta a uma Copa do Mundo. Aliás, é o retorno depois de oito anos, já que não foi para a Rússia em 2018 por causa de uma lesão no joelho.
Assim, Daniel Alves disputará a sua terceira Copa do Mundo, pois esteve em 2010 e 2014. Ironicamente, nunca foi titular absoluto da seleção brasileira nestes torneios, pois foi reserva de Maicon nos dois Mundiais. Aliás, deverá estar na suplência mais uma vez, já que Danilo é o dono da posição.
Certamente, será a última Copa do Mundo de Daniel Alves, já que a maior parte de torcida e imprensa foram contrários à sua presença no Catar. Assim, o lateral vem numa descendente na carreira, natural por conta dos 39 anos. Logo após deixar o São Paulo em setembro do ano passado, o lateral voltou ao Barcelona em novembro de 2021. Em pouco mais de seis meses em sua segunda passagem pelo clube catalão, fez 17 jogos, marcou um gol e distribuiu quatro assistências, até sair da equipe culé em junho deste ano.
Daniel Alves só venceu uma partida pelo Pumas
Nesse sentido, Daniel Alves assinaria com o Pumas por uma temporada em julho, recebendo o aval de Tite visando a futura convocação para a Copa do Mundo. Mas o lateral realizou poucos jogos pelo clube, alguns deles como volante. Afinal, o Pumas não conseguiu a classificação para os playoffs do Campeonato Mexicano, disputado entre os oito melhores colocados.
Dessa forma, Daniel Alves ficou sem jogos para disputar no México a partir de outubro. Foram apenas 12 partidas, com três assistências e nenhum gol. Aliás, o atleta ganhou apenas um jogo pelo Pumas, com cinco empates e seis derrotas. Mas a previsão é que o jogador retorne à equipe no ano que vem para completar os seis meses restantes de contrato. Inclusive, o lateral-direito desmentiu o próprio Pumas, que chegou a comunicar uma lesão no ligamento do joelho direito do brasileiro no fim de setembro, para justificar a ausência na última partida do time.
Desse modo, o técnico do Barcelona, Xavi Hernández, autorizou Daniel Alves a utilizar as instalações do clube catalão para manter a forma. Além disso, o lateral passou a integrar os treinamentos do time B do Barcelona, às vésperas da convocação de Tite. Confirmado na Copa do México, o atleta de 39 anos será o jogador mais velho a defender a seleção brasileira numa Copa do Mundo. Afinal, superará outro lateral-direito: Djalma Santos, que atuou com 37 em 1966.